quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Vale a pena fazer o que o Anakin fez?

Se você não assistiu Star Wars 3, muito provavelmente não entendeu essa pergunta. Então aqui vai uma explicação rápida do filme antes de eu começar o que eu queria dizer.
No filme, Anakin Skywalker é um Jedi que se casa (proibido) com Padmé e a engravida. Ele tem premonições que ela morre durante o parto e fica preocupado com isso. Sem poder contar com o Conselho Jedi, que o expulsaria, Anakin recorre ao Chanceler Palpatine, que na verdade é um Lorde Sith (Jedi do mal) e quer construir um Império. Palpatine revela a Anakin que é um Lorde Sith e diz que o único modo dele salvar Padmé é passando para o lado sombrio da Força.
Convencido que é a única salvação para Padmé, Anakin ajuda Palpatine a exterminar os Jedis e se torna Darth Vader. Padmé, ao saber do que aconteceu, perde a vontade de viver e morre no parto de Léia e Luke Skywalker.

Afinal, vale a pena fazer tudo o que Anakin fez para salvar Padmé?
Analisar de fora fica difícil. Sei lá, se eu sonhasse que a garota por quem estou apaixonado estava morrendo, certamente faria alguma coisa pra tentar salvá-la. Bem, provavelmente falaria com o Conselho Jedi. Explicaria a eles a situação toda e, como dizem, colocaria o meu na reta. Muito provavelmente, o Conselho me expulsaria e diria que não poderia fazer nada pra salvá-la. Como eu não teria passado pro lado sombrio da Força, ela não entraria em depressão e não morreria no parto das crianças. Poderia até ter saído da Ordem Jedi, mas estaria com meu amor ao meu lado.
Por outro lado, ela poderia morrer no parto por outro motivo e minha consciência pesaria, pois eu tive a chance de salvá-la (seguindo os passos dos Sith) e não fiz nada para isso.
Tá, mas se eu seguisse os passos do Anakin, será que não seria pior? Afinal o cara explodiu meia galáxia, acabou com quase todos os Jedi, lutou contra seu melhor amigo, perdeu um braço e as duas pernas e o pior, perdeu a mulher amada! Perdeu e explodiu tudo por nada...
Tudo bem que o cara tentou salvá-la, mas além de perdê-la, ele piorou sua própria vida e de todos que ele conhece (sem contar que acabou com a vida de muitos desses...)
É, quando a situação envolve alguém muito especial pra nós, fica muito difícil decidir o que é o certo a fazer. Afinal as escolhas são muitas e as conseqüências são extremamente variávies e imprevisíveis. Uma escolha que você faz hoje pode mudar seu futuro e de muitas pessoas ao seu redor...

Lucas C. Silva

2 comentários:

MaxReinert disse...

..... é nessas horas que eu agradeço por não ter o "dom" da premonição!!!!

Acho que me faria muito mais mal do que bem!!!!

Unknown disse...

Bem, ele fez muita coisa errada, muita coisa mesmo! Realmente é esse conflito que escreveu, mas uma coisa devemos dizer: Anakin deveria saber que profecias não podem ser contrariadas!