domingo, 2 de dezembro de 2007

5 Livros

Fui indicado pela Jéssica do Devaneios Bobos pra falar sobre 5 livros que eu gosto. Então decidi fazer um super Sugestão do Meus Pensamentos, um 5 em 1. Aqui estão os livros:

1 - Raça e Amor, a saga do Clube Atlético Mineiro vista da arquibancada - Ricardo Galuppo
Este livro da coleção Camisa 13 era para ser escrito por Roberto Drummond. Infelizmente ele faleceu antes de terminar o projeto, e o jornalista Ricardo Galuppo vestiu a camisa e escreveu de uma forma maravilhosa a história do Galo Mineiro. Não sei se essa é a melhor característica ou a maior fraqueza do livro, mas ele conta a história pelo ponto de vista atleticano. O modo que foi escrito nos faz querer lê-lo até o fim sem parar e uma das coisas mais legais é que o autor não escreveu a palavra "Cruzeiro" em nenhum momento da história. Para se referir ao time, ele usava a expressão "Ex" em referência às várias vezes que a Raposa mudou de nome.
Apesar de contar a história do Atlético, é um ótimo livro para todos os fãs de futebol que querem saber um pouco mais da história do maior clube do futebol nacional.

2 - A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne
Já escrevi sobre esse livro aqui. Pra mim é o melhor que o Júlio Verne escreveu. Phileas Fogg, um rico senhor inglês aposta com alguns amigos que é capaz de dar a volta ao mundo no tempo recorde de 80 dias, algo quase impensável em meados de 1870. Mas na semana que ele parte, um banco é assaltado na Inglaterra e a polícia disconfia que Phileas é o assaltante e mandam o inspetor Fix perseguí-lo. O mais interessante do livro é o final. Para lerem o melhor trecho do livro, na minha opinião, selecionem o texto abaixo como se fossem copiá-lo.

"Assim, Phileas Fogg havia empregado todos os meios possíveis para viajar ao redor do mundo: trens, navios, carruagens, escunas, cargueiros, trenós, elefantes... E o que ganhara com isso? 'Nada', alguém dirá. Nada, a não ser uma encantadora mulher, que o transformou no mais feliz dos homens... Na verdade, por menos que isso não vale a pena dar a volta ao mundo."

3 - Harry Potter - J.K. Rowling
Vou indicar a saga inteira, apesar do meu favorito ser A Ordem da Fênix. Esses são os maiores livros que eu já li e foram os que fizeram milhões de crianças ao redor do mundo começarem a ler. O modo que eu escrevo foi baseado nos livros de Harry Potter, mesmo que depois acabei desenvolvendo meu estilo próprio. Algo que achei superinteressante na história são os paralelos com a Segunda Guerra Mundial, a semelhança de Voldemor com Hitler e de seu regime com o Nazismo. (Sim, sou fascinado pela Segunda Guerra). Se você é do tipo emotivo, se prepara pro sétimo livro, porque lágrimas vão rolar... São rolaram comigo porque sou meio durão pra essas coisas...


4 - Estórias Gerais - Wellington Srbek e Flavio Colin
Esse livro entrou na lista de última hora. Comprei ele ontem e hoje a tarde terminei de ler suas 158 páginas. Estórias Gerais é uma história em quadrinhos que conta a saga de dois jagunços que disputam o poder em Buritizal, cidade fictícia no norte de Minas, de um coronel do exército mandado pelo presidente Bernardes (a história é na década de 20) pra acabar com a guerra entre jagunços e de um repórter mandado pra cobrir a guerra. Com roteiro de Wellington Srbek e desenhado por Flávio Colin, a história tem personagens cativantes e mostra bem a religiosidade do povo do sertão mineiro.
A história foi lançada originalmente em 1998, mas foi em edição limitada. Agora em 2007 o livro foi relançado pela editora Conrad em uma tiragem muito maior. A história foi inspirada em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, mas tem influencias de Ariano Suassuna, Chico Buarque de Hollanda, Cabral de Melo Neto, com um jeitão de O Bem Amado, Sítio do Picapau Amarelo, Gabriela Cravo e Canela, Roque Santeiro entre tantos outros. E dessa salada saiu essa maravilhosa história, que já é um clássico dos quadrinhos brasileiros.

5 - Da Terra à Lua - Júlio Verne
Júlio Verne é considerado um dos pais da ficção científica, é um visionário, um gênio. E sua genialiade pode ser comprovada também nesse clássico da literatura, que até inspirou o primeiro filme da História: Le Voyage Dans La Lune - George Méliès.
Como eu já disse antes, esse livro conta a história do Clube do Canhão, um clube de canhoeiros estadunidenses que não têm mais trabalho após a Guerra da Secessão. Então eles decidem montar um canhão que disparará uma bala até a Lua. Então chega Michel Ardan, um aventureiro francês que quer porque quer ir à Lua. Então constroem uma bala capaz de carregá-lo mais duas pessoas.
O legal do livro são as coincidências com a suposta viagem que os EUA fizeram a Lua no fim dos anos 60. O local onde o canhão foi montado no livro fica a 30 km do lugar onde o foguete Saturn V foi lançado na vida real; A tripulação mandada a Lua foi de 3 pessoas, assim como na vida real; O nome do astronalta Michel Ardan se assemelha muito ao nome do astronauta Michael Collins e com o sobrenome de Edwin "Buzz" Aldrin. Por essas e outras coincidências (ou não) esse livro fica na minha lista dos 5 livros.
Com muita tristeza deixei o 20.000 Léguas Submarinas fora dessa lista.

Lucas C. Silva

ps. depois indico 5 pessoas pra essa lista

4 comentários:

Ninguém disse...

Boa escolha de livros Lucas!

Unknown disse...

Embora eu adore ler, não li nenhum dos 5, fiquei com a volta ao mundo em 80 dias na estante pra ler e não deu, e na mudança de apartamento não sei o que houve e ele sumiu, harry potter, assisti o filme e gostei.
Já te falei e repito: Parabéns pelo blog, bjksss

César Schuler disse...

Opa cara,
Muito obrigado pelo comentário.
Também te linkei.

Sobre a menina...

Recentemente eu encontrei o profile dela no orkut, ela ficou muito mais bonita [do que já era], mesmo quem a achava feia agora tem que admitir que é uma linda garota.
e está fazendo intercâmbio nos EUA.

mas desde aquela época eu perdi totalmente o contato com ela, por que só estudamos na mesma escola durante um semestre, eu tive que me mudar e ir para outra escola também.

abraço

RAFAELA CARO disse...

Obrigada pelo comentário no meu blog ;) Quanto aos livros, o único que eu conheço é o Harry Potter. rs... Bjs