terça-feira, 25 de março de 2008

Invasão inesquecível-a grande torcida do Galo

Em 4 de Dezembro de 2007, o blogueiro Gerson Sicca, do Limpo no Lance, postou esse texto sobre a torcida do Atlético Mineiro. Mesmo com todo bairrismo da mídia, que só fala das torcidas do Flamengo, Corinthians e outros times do Eixo Rio-SP, Gerson, lá no Rio Grande do Sul (que, como dizemos em Minas, fica logo ali) viu o que a mídia não mostra e fez esse grande reconhecimento aos atleticanos. Hoje, 25 de Março de 2008, o Galo Forte e Vingador completa 100 anos de história. E aqui está um pequeno presente à massa atleticana.
A CBF levou trinta e seis anos para criar um troféu para premiar a torcida destaque do campeonato brasileiro. Só fez isso no ano em que a torcida do Flamengo animou-se com a arrancada do time e passou a lotar o Maracanã e que a Globo abusou na hora de fazer o marketing flamenguista, com recursos de áudio e câmeras com destaque para a torcida a torto e a direito, como fez também com o rebaixado Corinthians. Tudo parte de uma estratégia de recuperação da audiência global. Como a CBF inventou o seu prêmio eu também acredito ter o direito de criar o meu. Por isso foi instituído o prêmio de "Melhor torcida do Limpo no Lance", prêmio que também foi criado somente depois que uma torcida destacou-se no blog.
E o prêmio vai para...a grande torcida do Galo mineiro, prova de que a disputa foi imparcial, pois todos conhecem minhas predileções clubísticas.
Explicarei o motivo da homenagem. Em outubro escrevi uma postagem sobre a torcida do Galo e sua devoção pelo clube. Nunca fui ao Mineirão e só estive em Minas uma vez, mas acompanhando o futebol pela televisão sempre me impressionou a massa que acompanhava o Atlético Mineiro, na alegria e na tristeza. Daí resolvi escrever minha impressão sobre essa paixão.
Para a minha agradável surpresa, nesta semana o blog recebeu uma incrível invasão atleticana depois que o texto foi para em uma comunidade atleticana no Orkut. Ontem foram 362 acessos, quando a média diária fica entre 40 e 60. E a postagem recebeu comentários positivos, a exemplo do que já tinha feito antes o atleticano Idelber, que tem o excelente blog O Biscoito Fino e a Massa.
O carinho da torcida atleticana lembrou-me um ídolo da torcida colorada, que merece todas as honrarias. Trata-se do rei Dadá, que certa vez deu uma declaração da qual não esqueço até hoje. Disse o mestre ter três amores na vida: sua filha, o Atlético Mineiro e o Internacional. Fiquei arrepiado com a sua declaração que exalava sinceridade, e mesmo sem ter visto, tive saudades dos tempos em que a cada gol que ele fazia no gigante da Beira-Rio sua comemoração era correr para o gol colorado e abraçar o grande Manga.
Salve a torcida atleticana. Com ou sem o áudio e as câmeras da Globo vocês são geniais. E mostram que o melhor futebol do mundo é feito com alma e coração, e não com filigranas mercadológicas. E que 2008 traga muitas alegrias.
A propósito, aceito com prazer o convite de ir ao Mineirão qualquer dia. Esse tornou-se um programa prioritário. E o blog está aberto à participação de todos. Fotos de partidas e notícias do Galo são bem-vindas. Postarei o que puder.A histórica invasão atleticana, essa contarei para o parceiro mineiro Chico Maia.
Gerson Sicca Gerson, como torcedor atleticano, agradeço pelo reconhecimento e como dono do Meus Pensamentos, agradeço por ter permitido postar o texto aqui!

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa menção ao Gerson, Lucas. Ele manda bem mesmo e sabe reconhecer o valor de uma torcida.

Também não sou atleticano, mas, para mim, a torcida do Galo é como uma verdadeira religião. Umas das mais devotas do Brasil, sem dúvidas.

Prestei a devida homenagem no meu blog: www.rolablog.zip.net

Um abraço e feliz "dia do centenário"!

Gerson Sicca disse...

Lucas, nem precisa agradecer. Pra mim é uma honra é uma homenagem ter o meu texto aqui no teu blog nota 10. E colocar logo no dia dos 100 anos do Galo aí foi sensacional!
Feliz aniversário!

Unknown disse...

Grande Lucas, sou o Igor aqui de Cajuru, parabéns pelo blog, Galo sempre!!!