sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O triste fim de Etevaldo

Quem teve a infância nos anos 90, como eu, certamente assistiu ao clássico da TV brasileira e (na minha humilde opinião) melhor programa infantil da história, Castelo Rá-Tim-Bum. O que pouca gente sabe é que o ator Wagner Bello que interpretava o simpático visitante das estrelas Etevaldo, faleceu ainda quando o programa era gravado.
Segundo pesquisa de Victor Bianchin, Bello (como era chamado pelos amigos) morreu de Aids em 12 de agosto de 1994, semanas depois de descobrir que tinha a doença.
Formado em artes pela EAD (Escola de Artes Dramáticas, da USP), Wagner Bello trabalhou em peças de teatro, chegando a receber o prêmio Apetesp de Melhor Ator de 1991, pela peça Enq, o Gnomo. Foi nessa peça, que Bello foi descoberto por Phillippe Barcinski, que o indicou para fazer um teste para o Castelo, que acabou sendo seu único trabalho na televisão.
Wagner faleceu antes de gravar aquela que seria a última aparição de Etevaldo na série. Para o episódio, foi chamada então a atriz Siomara Schroder, amiga pessoal de Bello, para interpretar Etecetera, irmã do ET. A atriz já havia interpretado em outra oportunidade Etelvina, mãe de Etevaldo.
Mesmo não estando mais entre nós, Wagner Bello, nosso eterno Etevaldo, sempre estará vivo nas mentes daqueles que cresceram assistindo seu trabalho no Castelo Rá-Tim-Bum.

Lucas C. Silva

15 comentários:

Euzer Lopes disse...

14 anos depois você faz uma brilhante homenagem a alguém que povoou o imaginário de muitas crianças que cresceram, mas mantém as lembranças infantis vivas, como nesses programas memoráveis.
Parabéns!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Lucas!

Que homenagem maravilhosa! Eu mesmo que sou fã dessa série tão bem feita, não sabia dessa curiosidade. Sem dúvida nenhuma, o Castelo Ra-tim-bum foi um dos melhores programas infantis da década de 1990.

Abraço,

=]
________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Lucas!

Que homenagem maravilhosa! Eu mesmo que sou fã dessa série tão bem feita, não sabia dessa curiosidade. Sem dúvida nenhuma, o Castelo Ra-tim-bum foi um dos melhores programas infantis da década de 1990.

Abraço,

=]
________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Edu França disse...

Eu sou fã e tenho gravado muita coisa que o meu filho vê agora, quando o espelho é bom ninguém morre!

Pedro Junior disse...

ótimo, não sabia, eu particularmente adoro Castelo Rá-Tim-Bum, e é algo tão q até os meus sobrinhos assistem ainda e gostao

T+
passa lá no meu blog depois
abraços

Victor disse...

Hey, obrigado por creditar as informações e por linkar meu blog.

Aguarde novidades sobre o livro!

Danillo Maciel disse...

Hoje pela manhã eu assiti a um episódio do Castele Rá Tim Bum onde o Etevaldo criava a amior confusão no tempo quando com seu desejo incontrolavel do saber apertou um botão de uma nova invenção do Tio Victor e me veio a curiosidade de saber quem interpretava o pesrsonagem, foi quando descobri queo atro se chamava Wagne Bello e que havia falecido por complicações com a AIDS. É muito triste saber que uma pessoa que fez um papel tão importante na minha infancia faleceu por essa tão mizerável doença. Deixo aqui o meu ADEUS a esse grande ator e que tanto nos emocionou com seu inesquecível ET atrapalhado. Adeus Etevaldo.

Johnes Cesar Batista disse...

Ele era um grande ator, mas até agora não vi nenhuma foto dele sem a maquiagem de Etevaldo, como ele era na sua verdadeira face, mas que ele descanse em paz e que deus o tenha em sua santa glória.

Etevaldo disse...

Olá Lucas,muito legal da sua parte fazer esta homengem ao meu chará,pois eu me chamo Etevaldo,e tenho muito orgulho do meu nome, e é incrivel que as crianças quando pergontam meu nome logo se lembram do divertido e alegre ET.Valeu querendo entrar em contato meu e-mail é etevaldo_valdo@ig.com.br.
Abraços.

Kathy disse...

Que absurdo nunca terem falado nada sobre ele na televisão!!! Até hoje eu não sabia que ele havia falecido...Etevaldo fez parte da minha infancia e pra mim é um descaso muito grande não terem noticiado nada a respeito da morte do ator brilhante que era. Parabéns pela homenagem,muito linda.

Etevaldo disse...

Assistia com minha filha, o castelo, o melhor programa e a melhor producao para tv que ja vi em programas infantis, que pena nao sabia que ele havia falecido, curtia mto e as pessoas curtiam comigo pelo mesmo nome...Justa homenagem.

Unknown disse...

Parabéns Lucas pela bela homenagem, hoje castelo Ra-Tim-Bum completa 20 anos e me deu a curiosidade de procurar como está o elenco nos dias de hoje, sou até hoje super fã do castelo, e do Etevaldo, aliás descobri que ele veio a falecer em 2009 muito tempo depois de sua dramática morte, passei esse tempo todo pensando que ele estaria vivo, no entanto quando ele veio a falecer eu não tinha nem nascido, ( tenho 19 anos)...
Pra mim o melhor programa infantiu já feito, alcançou um ibope surpreendente a TV cultura que antes não tinha nem um suporte de marketing.
Quem não se emociona ao lembrar disso:
‘Click Clock Still, a porta se abriu’ , ‘Finalmente, esse castelo será meu!!WUUA! HA HA!!!’ e ‘Porque SIM, Zequinha !! Porque sim não é resposta’..
������

lulu florzinha fofinha disse...

que pena que Wagner Bello faleceu diante de aids,mais sempre vai ficar nos nossos corações o eterno Etevaldo

Michele disse...

Bela homenagem Lucas! Eu soube da morte de ano retrasado nunca passou pela minha cabeça que ele tivesse falecido! Acho que a mídia não falou sobres morte dele. Wagner bello nosso entorno Etevaldo,fez parte da minha infância! É faz até até hoje pois as vezes me pego assistindo castelo Ra-Tim-Bum!

Unknown disse...

Nessa brincadeira já se passaram 22 anos e vim descobrir hoje sobre essa morte repentina do querido Etevaldo.