segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Músicas com nomes de homens

Há alguns dias, falei sobre músicas com nomes de mulheres aqui no Meus Pensamentos. Mas aí surgiu outro tema. Músicas com nomes de homens. Já vimos que músicas chamadas como meninas existem aos montes, mas e aquelas com nomes masculinos?
Antes de dar aquela googlada básica, tentei me lembrar de alguma música que eu pudesse citar aqui. Só me lembrei de duas, ainda assim depois de muito esforço: o clássico sertanejo Chico Mineiro e Daniel, do Elton John. Depois da googlada, achei pouquíssimas músicas: Antonico, da Gal Costa; João Valentão, do Dorival Caymmi; Pedro Pedreiro, da Nara Leão e Alexandre, do Caetano Veloso.
Vendo essas músicas, dá pra tirar algumas conclusões interessantes. A primeira, quase todas são cantadas (e devem ter sido escritas) por homens. Isso nos leva às segunda e terceira conclusões, que é onde quero chegar nessa postagem.
A segunda é, tirando Daniel, do Elton John, nenhuma das músicas com nomes masculinos que encontrei são românticas. Ou falam de amizade, ou de um cara encrenqueiro, ou um cara forte, mas nenhuma foi (ou parece ter sido) escrita para conquistar alguém. Se você comparar com músicas do tipo Dani, Anna Julia, Carla ou Carolina, vai perceber direitinho o que eu estou falando.
E daí vou pro terceiro ponto. Dizem que mulher é muito mais romântica que homem. Será que é mesmo, pelo menos no mundo da música? Está certo que generalizar é meio complicado, ainda mais se tratando de sexo, mas parece que os compositores/cantores são muito mais românticos que as compositoras/cantoras.
Quantas músicas vocês já ouviram de caras que foram abandonados e pedem pra mulher amada voltar? Várias, né? Pois é, mas e músicas de mulheres que foram abandonadas e pedem pro cara voltar? Pelo menos agora, não consigo me lembrar de nenhuma. Por outro lado, me lembro de várias músicas de mulheres pisando em homens, enquanto não consigo me lembrar do contrário.
Não sei se isso ocorre porque quando o cara se apaixona ele fica meio bobo ou por causa de machismo nas gravadoras por preferirem artistas do sexo masculino (sei lá se isso ocorre), mas é fato que existem mais músicas com nomes femininos do que masculinos. E as escritas para mulheres são muito mais melosas.

Ah, e antes que eu me esqueça, o Marcos Costa Melo comentou na postagem sobre músicas com nomes de gurias que existe sim, uma música chamada Fernanda!

Lucas C. Silva

16 comentários:

Tyler Durden disse...

Nunca tinha reparado nessa ausência de músicas com nomes de homens.
Acho que músicas sobre homens apaixonados são comuns porque as pessoas, leia-se mulheres, tem um certo prazer em ver um homem declarando seus sofrimentos por causa de amor.

Cilla Adriana disse...

Bom, creio eu que seja por causa do machismo. Ok, como assim, se são feitas só pra mulheres? Pois bem, o que eu quis dizer é que as mulheres na vida são tão mais pisadas, maltratadas e, geralmente, mais sensíveis, que sempre colocamos este ponto de que o certo é pisar nos homens, etc, como um modo de "revanche". Porém, todos sabem que geralmente o que ocorre é o contrário. Por isso, um homem escrever uma música pra uma mulher é romântico, porém, uma mulher o fazer especificamente pra um homem, é "pagar pau", entende? Não sei se essa é a palavra correta, mas que os homens já comandam tanta coisa, têm melhores salários na maioria dos casos, que compôr música "pagando pau" de um homem já seria demais. E, na música, na mídia mesmo, nessas entrevistas de debates de mulheres como o programa "Saia Justa" na GNT, por exemplo, existe debate desse masculino? Onde os homens falam das mulheres e tal? Se existe, é raro demais. A voz, ao menos na mídia, é mais forte das mulheres, que recebem esse "poder". Bom, não sei se deu pra entender, rs. Muito bom o blog, fico feliz (ou triste) que o meu post tenha sido parecido com você ou com um caso que ocorreu contigo. Grande beijo.

Euzer Lopes disse...

A verdade é uma só...
Mulher, quando se apaixona, dá pra você perceber à distância...
Homem, com essa mania besta de esconder sentimentos para se mostrar o bom, o forte, o superior, acaba externizando esses sentimentos de outra forma.
Compositores fazem músicas.
E sempre são músicas profundas, sofridas, extremas.

Jonas Drumond disse...

E mesmo e faltou uma ai, qeu e a de todas, MY name is Jonas...

Debora Ferreira disse...

homem não merece música não.. o que eles fazem por nós?
hahaha
brincadeira
músicas COM nome de homem eu confesso que vejo pouco, mas no meu computador, metade das musicas cantadas por mulheres são fofas e dão para os homens !
=O


http://meetmeatthedisco.blogspot.com

Riot disse...

Eu acho que músicas com letras femininas tem a intenção de tocar o coração feminino, os homens são mais durões, as músicas não surtiriam tanto efeito.

Ah..
sobre o lançamento do album da Kelly Clarkson aqui no país ainda não sei, assim que eu tiver uma informação te informo.

Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Oi Lucas!
Olha so, tem uma musiquinha mt fofa( que eu acho que vc ja conhece) que a Paulla Toller fez pro filhinho dela que se chama Gabriel.
So pra acrescentar sua lista de musicas com nomes de homens. Nao eh nada romantico nao, eh mt bonitinha. Bjos!!

gilmarapessoa.blogspot.com

Marcos Costa Melo disse...

Seus problemas se acabaram novamente! Geraldo Azevedo tem uma música chamada Lucas. Dá uma olhada na letra:

A girar o céu e o mar
Se beijam num novo sol
E a luz transforma em cor
A árvore, a terra, o fruto, a flor
Começa o dia
E Lu...cas
Brinca num vale de fontes e rios
A flor lambuzou seu sorriso de mel
Quem queira entrar em sua casa e brincar
Terá que em seus olhos aprender a olhar
De vez em quando se encosta a dormir
E sonha entre andanças de um lavrador
Que com seu canto convida a bailar
A dança de um carrossel
Al girar el ciclo y el mar
Se besan en un nuevo sol
Y la luz transforma en color
El árbor, la tierra, el fruto, la flor
Comienza el dia
Y Lu...cas...


abs

Lucas Conrado disse...

E o Marcos mais uma vez vem comentar para salvar o dia!

Unknown disse...

Uma colaboração: O Legião tem uma música chamada Maurício. Mais uma prova que os homens são mais românticos! haha

Anônimo disse...

Grávida de uma menino, dei uma "gloogada básica" e eis que encontro seu blog. Obrigada! Agora fica mais fácil escolher entre Alexandre (O Grande, leonino como espero que meu bebê seja) e Daniel, forte. Valeu mesmo. Parabéns pelo lindo trabalho.

Gabi disse...

Primeira vez que entro neste blog. Bem legal!!

Só pra constar: o Beto Guedes tem uma música fofinha chamada "Gabriel" (penso que seja filho dele ou algo do tipo) e o Abba tem a clássica "Fernando".

Unknown disse...

Mauricio,Eduardo e monica de Legião urbana.

bernardo disse...

Só pra constar: tem uma musica chamada Rubens, mais antiga, e Fernando, do ABBA

Ro disse...

Marvin - Titãs
Vital e sua moto - Paralamas
Edmundo - Elza Soares
Gentileza e Mustaphá - Marisa Monte
Meu amigo, Pedro / Judas - Raul Seixas

Ro disse...

Meu amigo, Pedro e Judas- Raul Seixas

MArvin - Titãs
Vital e sua moto - Paralamas
Mustaphá e Gentileza - Marisa Monte