quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um pouco de Teoria da Comunicação

Amigo leitor do Meus Pensamentos. Vendo algumas notícias dos principais portais da internet eu me pergunto: Será que alguns repórteres realmente estudaram jornalismo? Ou melhor, será que estiveram presentes à aulas de Teoria da Comunicação?
Teoria da Comunicação, para o leitor leigo, é a matéria que deveríamos aprender aprendemos na faculdade que ensina... as teorias da comunicação (Jura?)! Através dela, vemos como os teóricos imaginaram como a comunicação ocorria ao longo dos tempos. Por exemplo, no início, os teóricos pensavam que se você manda a mensagem certa, todos que a receberiam responderiam do mesmo jeito. Isso é a chamada teoria Hipodérmica, ou da Bala Mágica. A coisa mudou quando Orson Welles transmitiu a famosa encenação de A Guerra dos Mundos no rádio e percebeu-se que algumas pessoas acreditaram e entraram em pânico, enquanto outras não. Provou-se aí que a Teoria da Bala Mágica estava furada!
Tá, mas para ir direto ao assunto, de acordo com a Teoria Matemática da Informação, Informação é a mensagem transmitida por um emissor que trás novidade ou muda a atitude do receptor. Bonito, né?
Agora, a função do jornalista, do comunicador em geral é transmitir informação. Informação muda a atitude do receptor (você, no caso). Vou colocar aqui algumas notícias e me responda, com sinceridade. Há informação nelas?

1 - Ana Carolina cuida do visual
2 - Americana que faz leilão de virgindade recusou US$1.5 milhão de brasileiro
3 - Jornalista que atirou sapatos contra Bush odeia os Estados Unidos
4 - Virzi aposta em aplicações douradas (tá, o que ou quem é Virzi?)
5 - Nayara pede visita do jogador Alexandre Pato

Mudou a atitude de vocês?

Deixe-me parar por aqui porque mais uma notícia dessas e posso acabar sem estágio.

Lucas C. Silva

4 comentários:

Bianca Mól disse...

aaaaaaaaaah pera lá..você não acha que o fato da Ana Carolina cuidar do visual não mudará minha atitude?...
..não? é, não. aueheueheuheueh
volta e meia leio umas notícias estúpidas..e o jeito delas serem escritas...nossa...lastimável. mas isso me anima! se essa gente conseguiu emprego...ahhhh, eu consigo também vou conseguir!

Anônimo disse...

Retribundi a visita
parabens pelo blog amigo, legais as postagens
http://istosimmsica.blogspot.com/

já pensou em fazer parceria entre nossos blogs?
se estiver interessado é so falar ^^

Anônimo disse...

Blz entao parceria feita
vou te linkar no meu tmb ^^

Euzer Lopes disse...

Não sei se é coisa de ego (jornalista jura que é Deus).
Então, familiarizados com o que escrevem, esquecem que seus leitores ou ouvintes ou telespectadores não sabem do que se trata aquilo que ele escreveu ou disse.
Aí acontecem essas coisas.
Como ninguém reclama, eles vão se repetindo.
Se hoje você que é estudante se espanta com essas coisas, tome muito cuidado para não ser absorvido pela teoria do saber: "se eu sei, você também deve saber".