domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Mundo da Lua

"Alô, alô. Planeta Terra chamando. Planeta Terra chamando. Essa é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva. Falando direto do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer..."

Poucas frases marcaram tanto minha infância quanto esse e poucas coisas me impressionam tanto quanto saber que tão pouca gente aqui no Rio de Janeiro assistiu, pelo menos uma vez, um dos maiores clássicos da TV Cultura, O Mundo da Lua.
O seriado, que tinha em seu elenco lendas da televisão brasileira como Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, além da participação especial de Denise Fraga, Laura Cardoso, Edson Celulari e Caio Blat (foi sua estréia na TV), foi ao ar pela primeira vez entre 1991 e 1993. Sua estréia aconteceu na TV Cultura, que o reprisou ao longo de toda década de 1990 para o delírio dos fãs, e entre 92 e 93 o programa foi exibido na Globo, dentro do Xou da Xuxa.
A história girava ao redor do caçula da família Silva e Silva, o Lucas (interpretado por Luciano Amaral, o Pedro do Castelo Ra-Tim-Bum). Lucas é filho do professor Rogério (Antônio Fagundes) e da gerente de butique Carolina (Mira Haar), e irmão de Juliana (Mayana Blum). Em sua casa ainda vive Vô Orlando (Gianfrancesco Guarnieri) e a empregada Rosa (Anna D'Lira).
Ao completar 10 anos de idade, Lucas ganha do Vô Orlando um gravador. E, ao usar o presente como uma espécie de diário de bordo, o garoto acaba criando vivendo várias aventuras, dentro de casa mesmo, do Oiapoque ao Chuí e até mesmo na Lua.
Todas essas aventuras são imaginadas por Lucas. E sempre começam com a frase que abriu essa postagem. E aí que está a graça do programa. Vemos (ou nos lembramos de) como um menino de 10 anos, com uma imaginação fértil, encara o mundo e como ele imagina que as coisas poderiam ser. Através desses sonhos, e de conselhos de seus pais e seu avô Lucas percebe que as coisas não podem ser sempre como ele quer.
Apesar de voltado especialmente para crianças, as aventuras de Lucas Silva e Silva conquistou pessoas de todas as idades. Sua linguagem simples, as lições ensinadas às crianças e a criatividade da produção para criar as aventuras na Lua ou no Japão (esse último através de chroma key, a famosa tela azul ou verde sobreposta por imagens), fazem do programa um clássico da TV para crianças, assim como todos da TV Cultura.
Infelizmente o programa não passa mais na TV. Apesar dos abaixos assinados dos fãs, O Mundo da Lua continua fora do ar. Enquanto não volta a passar na TV, a escolha é assistir ao único episódio disponível no Youtube:

Aeroporto 2001 - parte 1
Aeroporto 2001 - parte 2
Aeroporto 2001 - parte 3

Ah, antes que eu me esqueça, como quase xará do personagem principal eram inevitáveis os apelidos...

Lucas C. Silva

8 comentários:

Lara Monsores disse...

Po, eu nem conhecia esse programa, mas pelo que pude ler aqui ele me pareceu ser muito mais interessante (e educativo,principalmente) do que os atuais. Veja os Padrinhos Mágicos, por exemplo, onde as tarefas das crianças (como arrumar o quarto) sao feitas pelos padrinhos e não por elas. É uma "des-educação".

O Mundo da Lua poderia ser reprisado no lugar da Turma do Didi, que ninguém aguenta mais. rsrs

Bjs!

Debora Ferreira disse...

Mundo da Lua... eu bem queria que viver lá...
e sim, quando eu criança eu tinha um mundo só meu... completamente cor-de-rosa ;)
ahuahuahuahuahha

eeu vou assistir os episodios depois pqe eu sou faaanzerrima da denise fraga !
beeju luucas !

Pedro de Figueiredo disse...

Eu sempre gostei do Mundo da Lua também. Pena que no You Tube só tenha 1 episódio!! =(( Realmente foi um dos melhores programas infantis da história da tv brasileira. Quem tem tv a cabo pode acompanhar pela noite na Tv Rá Tim Bum =DDD

Abração

Anônimo disse...

Olá Lucas, sou do site www.descubraobrasil.blogspot.com e agradeço por ter disponibilizado suas fotos para divulgá-las lá!!!

Quando puder passe lá!!!

abraço

Henrique disse...

Ola Lucas...Concerteza vc conhece o Fábio(Futebol e Discussões) num e?Ele me indicou seu blog e por isso resolvi passar aki...Achei mto INTERESSANTE mesmo...Por isso venho te pedir a parceria entre nóis dois!?Você me responde lah por comentário,ok?

ABRAÇÃO
http://culturarock10.blogspot.com/

Anônimo disse...

nossa! eu era apaixonada por esse programa! assistia na tv cultura e não faz muuuito tempo desde a última vez que eu assisti.
enfim, adorei os ingredientes para um bom texto. realmente é uma combinação que dá certo.

Tamyquelinha disse...

Eu assistia!! Achava massa a série!

Unknown disse...

Eu assisto ate hj, amoooo demais, ALGUEM ME AJUDA a descobrir o NOME DO CARRO do SR. ORLANDO pois sou apaixonada por carros antigos e nunca deu pra ver o nome, e nunca comentaram :// ALGUEM SABEE??