terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sugestão do Meus Pensamentos

Google Earth 5.0
A Google acabou de se superar novamente ao lançar a mais nova versão do programa mais interessante da internet, na minha opinião, o Google Earth 5.0. Foi-se o tempo em que o usuário ficava mostrando a vizinhança fotografada por satélites aos amigos. Com essa nova versão, você pode visitar o fundo do mar, o mapa estelar e até Marte! Isso sem contar que pode voltar no tempo...
O Google Earth, anteriormente chamado de Earth Viewer foi criado pela Keyhole Inc., empresa comprada pela Google em 2004. Ao longo dos anos, mais e mais recursos foram sendo adicionados ao programa, como a visualização de construções e relevo em 3D, fotografias de usuários postadas no site Panoramio, a busca de endereços a partir de CEP (inclusive no Brasil), simulador de vôo (que não chega aos pés do Microsoft Flight Simulator, mas é interessante também), Google Sky, que te permite ver as estrlas além de outros recursos. Mas, nada foi tão revolucionário quanto a versão mais recente do programa.
Começando pelo Google Ocean, que permite a visualização em 3D do fundo do mar, além da ativação, através de camadas, de ícones com informações dos oceanos, desde esportes náuticos até áreas destruidas pela poluição. Além disso, quando o relevo em 3D é ativado, a superfície do mar, quando vista de perto, tem a animação das ondas.
Outro recurso interessante é o Google Mars, que permite a visualização do Planeta Vermelho. Para ativá-lo, basta clicar no ícone de um planetinha na parte superior da tela e escolher entre Terra, Céu ou Marte. No geral, as imagens não são de altíssima qualidade, mas pontos interessantes, como a Cratera Victoria ou a misteriosa Face em Marte (colocaram a foto atual, onde só aparece uma montanha - para a alegria daqueles que curtem uma teoria conspiratória) podem ser vistas em detalhes.
Mas, na minha opinião, o recurso mais interessante dessa nova versão é o Historical Imagery, um reloginho na parte superior da tela, que permite ver fotos tiradas de aviões ou satélites de uma região ao longo das décadas. Por exemplo, em Nova York, há fotos de satélite dos anos 90 onde ainda pode-se ver o World Trade Center. A foto mais antiga que encontrei até agora é mostrando Washington DC em 1949. E interessante ver como a cidade mudou com o passar dos anos.
Para conhecer com mais detalhes o Google Earth basta baixá-lo gratuitamente clicando aqui. Aproveito para convidá-los a visitar minha página no Panoramio, onde postei fotos (a maioria batidas por mim) que podem ser conferidas no GE.

Bem, é isso! Até breve!

Lucas C. Silva

4 comentários:

Camila Paula disse...

Google Earth é "da hora"!
hhahhahahahaha
Sempre marco os lugares que eu tenho muita vontade de ir, "viajo o mundo" via GE.
Também me amarro em ficar vendo o céu, mas também tenho certo medo. É, eu sei, é bizarrro ter medo do céu do google earth :(
beijos

Bianca Mól disse...

nossa! amei!!! eu não tinha o google earth no meu laptop...mas com essa versão e tudo mais...ahn..ahn..estou baixando agora! ahah
beijos lucas =]

e ontem fui me matricular lá na ufrj! uhu!

Tyler Durden disse...

Cara, eu tenho certeza que esses donos da Google ainda irão dominar o mundo, literalmente.

Debora Ferreira disse...

Olha a Google arrasando, again ! Bom, eu não tenho nada disso no meu notebook pqe eu ainda to superando o medo de baixar virus(perdi a conta de qntas vezes jah estraguei computador assim).... mas ainda bem que vce tem !
qualquer coisa eu peço pra vc ! kkkk

beeiijo :*
p.s.: depois me deixa um scrap me lembrando de postar o selo, tah?!

http://meetmeatthedisco.blogspot.com