sábado, 7 de março de 2009

Sustenido

Pois é... há um pouco mais de 6 meses eu estava postando aqui como calouro de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje posto aqui como sustenido.
Pra quem não sabe, sustenido é o cara que tá entre calouro e veterano, em outras palavras, estudante do segundo período. Ele tem algumas vantagens, como poder aplicar trote, ou mandar os calouros se calarem (eu fiz isso ontem) e ainda ouvir dos calouros "Oi (nome do aluno), nós te amamos!", mas ainda está um degrau abaixo dos veteranos.
Mas, pra que esse oba-oba todo? Simplesmente porque as aulas, após 3 longos meses, recomeçaram e, depois de muita espera, pude finalmente sentir a sensação de aplicar um trote.
Na segunda teve o tradicional trote. Ao contrário do que acontece em algumas universidades e a mídia aumenta, nossos calouros não foram humilhados, multilados e nem mortos. Não jogamos criolina, ácidos ou gasolina. Estão todos bem, vivos e com seu moral lá em cima. Tal qual aconteceu ano passado, os veteranos deram um verdadeiro banho de tinta, farinha, ovo, café, cola, xampu e condicionador nos amados calourinhos.
Quem quase sofreu um trote violento foi eu ao chegar em casa com o short novo todo sujo de tinta (calouros, vocês me pagam!).
Mas, sinceramente, não vi tanta graça em aplicar trote... Sofrer ele é muito mais divertido! Nada se compara com o orgulho de sair por aí todo pintado e com a alegria de pedir dinheiro a estranhos. Muito mais legal que ficar parado, esperando a calourada trazer a grana...

Hoje paro por aqui... não to muito afim de escrever. Ah, agradeço pelos selos e indicações que vocês, leitores dedicaram ao Meus Pensamentos. Não esqueci de vocês, só não vou colocar ainda hoje. ok?

Abraço!

Lucas C. Silva

4 comentários:

Raysner d' Paula disse...

Lucas,
saudações mineiras (e cruzeirenzes também).

Achei seu blog em meio aos comentários postados na última postagem do blog "Consiência Espiral", do César. Resolvi passar por aqui e, confesso, gostei bastante dos textos. Até favoritei aqui o seu blog. Voltarei sempre (auto-convite).

Este ano eu sou calouro. Ainda não fui pego pelos "veteranos", mas sem trote não há graça em ir para um federal! Sou estudante de artes cênicas, da UFMG e, confesso, estou ansioso para voltar pra casa todo sujo e dizer aos veteranos que serei leal até o final dos tempos. Faz parte!

Até breve.

retratos do dia disse...

Estou ansiosa pra um dia ser uma veterana e passar por essa euforia que pelo visto sentiu.

Gostei muito do seu blog, descontraído!

Abraços

Jonas Drumond disse...

É isso ai cara, espero e fico na torcida por vc e os outros estudantes ou sustenido.
Que se tornem jornalistas de primeira, ou quanquer coisas relacionada a jornalismo.

Anônimo disse...

Só vou sentir essa alegria de ser calouro daqui a 5 meses, mas essa 'pré-alegria' já tá maravilhosa.
Abraço