sábado, 15 de maio de 2010

Um manifesto pela liberdade de expressão

Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.


Quem acompanha o Meus Pensamentos percebeu que eu tirei do ar a postagem sobre a polêmica das cotas na universidade. Depois de muito pensar, chegou a hora de eu explicar o que aconteceu.

No Twitter, algumas pessoas começaram a fazer ameaças contra mim. Ameaçaram me bater e até me matar. Não sei até que ponto o que falaram foi sério e o que foi brincadeira, mas, mesmo que não tenha passado de intimidação ou piada, ameaças são coisas sérias.

O que me deixa mais indignado nisso tudo é onde está a liberdade de expressão? Como pode, pessoas tão esclarecidas combatendo uma ignorância no ponto de vista deles, chegar num ponto de ameaçar e macunumar uma surra? Quando criei esse blog, a minha intenção era postar o que eu penso sobre o mundo, respeitando as opiniões alheias. Tanto que nos comentários eu aceitava todas as opiniões, inclusive das pessoas que eram a favor das cotas. Então, será que é tão difícil assim quem tem uma opinião diferente respeitar meu posicionamento sem me ameaçar?

Contrariando minha vontade, não postarei aqui os tweets nem o nome das pessoas que os escreveram. Só quero respeito e liberdade de expressão. E, qualquer uma dessas pessoas que vier aqui nesse blog e colocar sua opinião, respeitando os outros, será muito bem vindo.

6 comentários:

Tatiane disse...

Nossa! Fala sério!
Não tô acreditando no q li!
Não tô acreditando no q vc escreveu!
Não tô acreditando q existam pessoas assim...
... sem a menor capacidade de argumentar...
... q sejam "cultas" o suficiente para frequentarem os mesmos ambientes/faculdades q eu e q sejam incapazes de respeitar a opinião alheia...
... q sejam covardes a ponto de fazer ameaças de agressão física e ainda mais...

Tô pasma!

Vanessa S. Raposo disse...

É uma tristeza que na faculdade de comunicação tenhamos que encontrar esse tipo de baixaria.
É de dar vontade de chorar perceber que tem tanta gente que não vale nada como criatura pensante.

Assim como você, estou tendo um final de semana extremamente desiludido, percebendo que (quem diria?) dentro de um dos cursos de mentalidade mais "expansiva" do Brasil, tem vários indivíduos para quem olhar para fora do próprio mundinho e compreender o outro com respeito é pedir demais.

É isso aí, galere... São esses os futuros intelectuais de nosso Brasilzão. Parabéns para nós...

Amanda Meirinho disse...

Ih, cara, relaxaê. Não sabe brincar, não desce pro play. Mas continuamos de olho no seu ornitorrinco, viu?

Jacqueline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Queli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gerson disse...

Qqer tipo de ofensa deve ser repudiada. Já tive uns furiosos lá no blog, hehehe.
Abraço!