sábado, 21 de julho de 2012

Valente: Um filme Pixar com cara de filme Disney

Sou fã, completamente apaixonado pela Pixar. Acho Up, Altas Aventuras, Wall.E e a trilogia Toy Story algumas das maiores obras do cinema mundial. Ratatouille e Procurando Nemo são outras obras primas do cinema. Até Carros, que sempre achei o mais fraquinho da Pixar tem um diferencial. Com as expectativas lá na estratosfera, fui ao cinema hoje assistir ao filme...

Primeiro, uma pequena sinopse do filme: Merida, a personagem principal, é a princesa de um reino da Grã Bretanha. Mas ela não curte essa história de princesa, não quer ser a menina comportadinha que vai se casar com um cara que não ama. Isso causa uma série de conflitos com a mãe, tradicionalista. Cansada dessa vida, Merida encontra uma bruxa no meio da floresta e pede um feitiço para mudar sua mãe. E as coisas não saem como o esperado...

Bem, o que dizer do filme? É legal, divertido, tem uma lição de moral, mas... não parece filme da Pixar! Parece filme da Disney, mas não da Pixar. Aliás, a Disney está dominando cada vez mais a ex-produtora do Steve Jobs, anunciando continuações desenfreadas... Monstros SA 2, Procurando Nemo 2 e (talvez) Toy Story 4 estão aí para isso! Não duvido nada lançarem um Wall.E 2! Muito bom! Só que não...

Espera, vamos começar com os pontos positivos do filme, que não é um desastre total. A Merida é diferente das outras princesas Disney, o que é bem legal. É uma mulher independente, que chuta bundas e que quer se virar sozinha. Totalmente consoante com a nova realidade das mulheres. Ela não quer, muito menos precisa ,de um príncipe encantado para ser feliz. O filme rende boas risadas do começo ao fim. Acho que desde Shrek eu não ria tanto vendo um filme feito em computação gráfica. Os três irmãos mais novos da Merida roubam a cena em diversos momentos, sendo as principais fontes de gargalhadas. É um filme legal, mas tem alguns pontos que me incomodaram...

Para começar, não tem cara de filme da Pixar. Parece mais uma animação da Disney. É meio musical, com a dubladora cantando as músicas do filme, e não é profundo. A graça dos filmes da Pixar, para mim, é que existe uma história para as crianças, mas analisando friamente, há muitas camadas de filme, com diversas interpretações. Eles têm uma lição de moral principal, mas há outras lições que ficam subentendidas na trama. 

Valente não é assim. Acho que a análise mais profunda que podemos fazer é do tom feminista do filme, mostrando como mulheres são independentes e capazes de controlar sua própria vida. Nada mais profundo que isso.

Os personangens também não são muito carismáticos. Aliás, a Merida começa bem, mas a partir do momento que ela se revolta contra a opressão da mãe, ela se transforma totalmente. Como uma amiga minha acabou de dizer, ela parece simplesmente uma adolescente revoltada contra os pais. A cena em que a mãe começa a sofrer o efeito da bruxa, então, destroi toda a simpatia que eu vinha construindo por ela.

Outro ponto do filme: o visual. É muito bonito. Os cabelos dos personagens, as florestas, até o detalhezinho da flecha no rosto da Merida. São bonitos, mas nada de extraordinários. Por exemplo, Ratatouille, Wall.E e Procurando Nemo têm animações espetaculares. Até o Carros que, repetindo, eu sempre achei fraquinho como história, tem imagens lindas. Quando eu vi pela primeira vez, eu lembro de pensar "p* que pariu, que reflexos perfeitos na lataria dos carros! Está real demais, nem parece feito em computador!".

Mas, essa questão de os efeitos não serem extraordinários não é um problema necessariamente. Novamente, comparando com Up e botando Os Incríveis aí. Não têm gráficos extraordinários, mas são filmes ótimos.

Tá, me estendi demais. Resumindo bastante: Valente é um filme legal, que vai render algum tempo de diversão, do início ao fim. Se você quer ver uma animação engraçada, que vai te fazer rir, vá em frente. Agora, se você quer uma obra prima com o selo de qualidade Pixar, aluga algum filme antigo e vá ver em casa. Esse selo de qualidade passou longe!

Infelizmente, a crise de roteiros de Hollywood está atingindo até quem eu imaginei que nunca fosse ser atingido. E muito disso vem da influência da Disney. Nessa semana, a Pixar anunciou que vai fazer Procurando Nemo 2 e já estão especulando Toy Story 4! PRA QUE ISSO? PRA VENDER MAIS NEMOS, WOODYS E BUZZ? Façam-me o favor!

Steve Jobs, muito obrigado por vender a Pixar à Disney.

Só que não.

@OLucasConrado

2 comentários:

Mai disse...

Oi, Lucas!
Achei teu blog no eutededico.tumblr e já amei por tratar de vários assuntos e, entre eles, sobre filmes. Que é uma das minhas paixões. To seguindo =)

Mai disse...

Ah, e "Up - Altas aventuras" e "Wall-E" são realmente ótimos!