sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Foto e Sua História 2

Setor ZZ9 Plural Z Alpha

Data: 22 de abril de 2011
Local: Barragem de Cajuru - Carmo do Cajuru (MG)
História: A coluna A Foto e Sua História estreou no aniversário de Carl Sagan. A pergunta que não cala é: por que não publiquei uma foto relacionada a astronomia no aniversário de um dos maiores divulgadores científicos da história. Vou tentar corrigir o erro nessa semana, com essa foto que tirei no meu primeiro acampamento.

Longe das luzes da cidade, a quantidade de estrelas que vemos no céu é impressionante. Por todo o céu há muitas estrelas, mas existe uma faixa do céu onde elas se concentram. Dependendo da luminosidade do momento, é visível uma faixa literalmente. A Via Láctea, nossa galáxia, aparece como uma região que corta o céu, de um horizonte ao outro.

No acampamento, a gente via a Via Láctea com uma certa clareza. Peguei meu tripé, abri a lente ao máximo, coloquei 30 segundos de exposição e comecei a fazer fotos do céu. Apareciam muitas estrelas, mas ainda não era o resultado esperado. O ISO, isto é, a sensibilidade do sensor da câmera, ainda estava baixo. Tinha medo de colocar o ISO no máximo e perder muita qualidade da imagem (isso acontece).

Até que decidi arriscar. Abri mão da qualidade da foto para conseguir uma imagem do maior número de objetos possível no céu. E não é que deu certo? Fiz uma série de fotos da Via Láctea, fotos que eu sempre quis fazer! Mal vejo a hora de fazer outro acampamento, de preferência com o céu aberto.

Você pode ver outras fotos do céu clicando aqui.

Semana que vem, A História e Sua Foto está de volta!

@OLucasConrado

Nenhum comentário: