sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Foto e Sua História 3

Pôr do Sol

Data: 16 de outubro de 2010
Local: Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
História: Mal tinha dois meses que eu tinha comprado a minha D90, ainda estava entusiasmadíssimo com ela. No dia que peguei uma teleobjetiva emprestada na universidade, a empolgação foi ainda maior. A minha câmera veio com uma lente padrão 18-105mm, com um zoom bem limitado. A lente 70-300mm era muito melhor.

Comecei a fazer fotos do Cristo Redentor bem de perto. Deixei o tripé montado com a câmera e fui cuidar da minha vida. Acontece que, visto de onde eu estava, o sol se põe bem ao lado do monumento em outubro. Quando vi aquilo, cometi uma das maiores loucuras da minha vida como fotógrafo. Peguei uma câmera, sem filtro UV e apontei para o sol.

Sabe aquele conselho "não olhe para o sol"? Vale em dobro para a câmera. A luz do sol - quando você não usa um filtro UV - pode estragar o sensor da câmera. Imagina com uma teleobjetiva, lente que aproxima a imagem! Pois é, apontei ela pro sol, dei zoom máximo e, quase queimando a minha retina (para todos os efeitos, estava olhando para o sol com uma luneta), fiz a foto. Aliás, as fotos. Foram umas 3 ou 4 no total.

Terminei a sequência sem enxergar nada com o olho direito. Corri um sério risco de estragar a câmera, mas escapamos dessa ilesos. E com algumas fotos bem legais.

Nenhum comentário: