sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A Foto e Sua História 4

Autorretrato

Data: 28 de agosto de 2010
Local: Minha casa - Rio de Janeiro (RJ)
História: Assim como a foto da semana passada, essa aqui foi feita com uma lente que peguei emprestada na faculdade. Dessa vez, foi uma lente 105mm macro. 

Meu cachorro estava deitado na varanda de casa com a peguiça que só ele tem. Ainda conhecendo a minha câmera (e aprendendo a fotografar), comecei a tentar tirar fotos do olho do meu cachorro. Enquanto apertava o disparador da câmera e ela tentava fazer o autofoco. Reparei que, em uma das posições, aparecia o meu reflexo no olho do cachorro. Desliguei o autofoco e, manualmente, ajustei a posição correta. Com o reflexo focalizado, foi simples fazer a foto!

Mandei o autorretrato para a revista Fotografe Melhor, para usarem na sessão Sua Foto. Porém, na edição 185 fizeram uma matéria sobre fotos macro e escolheram essa foto para ilustrar a matéria! E assim foi publicada minha primeira foto na imprensa, com os devidos créditos!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Livro: Não Foi Nada - Antonio Skármeta

Comprei, semana passada, o livro Não Foi Nada, do escritor chileno Antonio Skármeta (autor de O Carteiro e o Poeta). Estava num sebo, procurando autores sulamericanos, quando vi esse. Fininho, com letras grandes, cheio de "Chiles" escritos em suas páginas, do jeito que eu queria/podia ler nessa época de monografia para ser feita. Perfeito!
Não Foi Nada. Uma versão chilena de Meninos Sem Pátria?
Não mesmo! (Foto: Lucas Conrado)
O pouco que li no ônibus, me deu a impressão de que era uma versão chilena do clássico da coleção Vaga-Lume Meninos Sem Pátria. A história de um garoto que fugiu com sua família da ditadura militar e tem que viver na Europa, convivendo com os questionamentos de crescer longe do país de origem, lidando com a saudade da família, costumes diferentes, novos amigos e um amor preso pela certeza de que, cedo ou tarde, teria de voltar ao país de origem e terminar o relacionamento... LEDO ENGANO, CARO AMIGO!

sábado, 24 de novembro de 2012

O dia que vi a mulher mais linda do mundo no último metrô da noite

Estação de General Osório, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Vocês já desceram aquela estação a partir da praça? Escadas, escadas e mais escadas. É o melhor abrigo nuclear da cidade.

Estava vindo embora depois de uma festa de aniversário. Correndo, já que eram 23h59 e o último metrô da noite sairia no minuto seguinte. Passei o Riocard naquela caixinha amarela, desci as escadas correndo e entrei no metrô quando ele apitou. Sentei na cadeira no fundo do vagão e a porta fechou logo depois. Perfeito! A porta abriu de novo. Ninguém entrou. Abriu uma terceira vez. Ela entrou.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Foto e Sua História 3

Pôr do Sol

Data: 16 de outubro de 2010
Local: Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
História: Mal tinha dois meses que eu tinha comprado a minha D90, ainda estava entusiasmadíssimo com ela. No dia que peguei uma teleobjetiva emprestada na universidade, a empolgação foi ainda maior. A minha câmera veio com uma lente padrão 18-105mm, com um zoom bem limitado. A lente 70-300mm era muito melhor.

Comecei a fazer fotos do Cristo Redentor bem de perto. Deixei o tripé montado com a câmera e fui cuidar da minha vida. Acontece que, visto de onde eu estava, o sol se põe bem ao lado do monumento em outubro. Quando vi aquilo, cometi uma das maiores loucuras da minha vida como fotógrafo. Peguei uma câmera, sem filtro UV e apontei para o sol.

Sabe aquele conselho "não olhe para o sol"? Vale em dobro para a câmera. A luz do sol - quando você não usa um filtro UV - pode estragar o sensor da câmera. Imagina com uma teleobjetiva, lente que aproxima a imagem! Pois é, apontei ela pro sol, dei zoom máximo e, quase queimando a minha retina (para todos os efeitos, estava olhando para o sol com uma luneta), fiz a foto. Aliás, as fotos. Foram umas 3 ou 4 no total.

Terminei a sequência sem enxergar nada com o olho direito. Corri um sério risco de estragar a câmera, mas escapamos dessa ilesos. E com algumas fotos bem legais.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Foto e Sua História 2

Setor ZZ9 Plural Z Alpha

Data: 22 de abril de 2011
Local: Barragem de Cajuru - Carmo do Cajuru (MG)
História: A coluna A Foto e Sua História estreou no aniversário de Carl Sagan. A pergunta que não cala é: por que não publiquei uma foto relacionada a astronomia no aniversário de um dos maiores divulgadores científicos da história. Vou tentar corrigir o erro nessa semana, com essa foto que tirei no meu primeiro acampamento.

Longe das luzes da cidade, a quantidade de estrelas que vemos no céu é impressionante. Por todo o céu há muitas estrelas, mas existe uma faixa do céu onde elas se concentram. Dependendo da luminosidade do momento, é visível uma faixa literalmente. A Via Láctea, nossa galáxia, aparece como uma região que corta o céu, de um horizonte ao outro.

No acampamento, a gente via a Via Láctea com uma certa clareza. Peguei meu tripé, abri a lente ao máximo, coloquei 30 segundos de exposição e comecei a fazer fotos do céu. Apareciam muitas estrelas, mas ainda não era o resultado esperado. O ISO, isto é, a sensibilidade do sensor da câmera, ainda estava baixo. Tinha medo de colocar o ISO no máximo e perder muita qualidade da imagem (isso acontece).

Até que decidi arriscar. Abri mão da qualidade da foto para conseguir uma imagem do maior número de objetos possível no céu. E não é que deu certo? Fiz uma série de fotos da Via Láctea, fotos que eu sempre quis fazer! Mal vejo a hora de fazer outro acampamento, de preferência com o céu aberto.

Você pode ver outras fotos do céu clicando aqui.

Semana que vem, A História e Sua Foto está de volta!

@OLucasConrado

sábado, 10 de novembro de 2012

Irônico

Vista do Murinho da Urca (Foto: Lucas Conrado)
Sexta-feira, cerca de 21h30. O bar na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro está lotado. Além do movimento normal para uma noite de sexta, Paulo reuniu amigos para sua festa de despedida. Depois de anos, conseguiu o que queria, estava de malas prontas para Belo Horizonte.
- Onde você vai trabalhar, Paulo? - perguntou Clarissa.
- Cara, é numa agência de comunicação. Consegui uma vaga no setor de Novas Mídias.
- É a área que você gosta, né? - comentou Maurício.
- É, sim!
- Mas você vai fazer o que exatamente? - disse novamente Clarissa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Foto e Sua História 1


Local: Praia de Ponta Verde - Maceió (AL)
Data: 27 de agosto de 2012
História: Em 2009, comprei aquele que viria a ser o meu livro favorito: As coisas simpáticas da vida, do Felipe Peixoto Braga Netto. Entre elogios a Minas Gerais (o que me conquistou no livro), e outras crônicas sobre a vida, o universo e tudo mais, o livro tem uma crônica bem legal chamada Um turista que nasceu aqui.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Foto e Sua História

Quem me conhece, sabe que eu adoro fotografia.

O que começou como um desafio do meu irmão (um dia falo sobre isso aqui no blog), foi crescendo, se tornando um hobby, uma verdadeira paixão. Hoje, amo fotografia, se puder, ainda quero trabalhar na área.

Gosto tanto de fotografia que tenho um arquivo com mais de 51 mil fotos no meu HD externo, fotos tiradas ao longo de, pelo menos, seis anos. Fotos em ambientes diferentes, países diferentes, histórias diferentes. Algumas delas, com histórias que, pelo menos, eu acho interessante e que gostaria de compartilhar com vocês.

Por isso, a partir de agora, toda sexta-feira terá uma nova postagem na primeira coluna nova do Meus Pensamentos: A Foto e Sua História. Começando amanhã, ao meio-dia!

Não percam!