domingo, 20 de janeiro de 2013

Os cinco (ou melhor, nove) melhores jogos do Galo em 2012 (e o pior!)

Foto: Reprodução/
Internet
O Atlético pode não ter sido Campeão Brasileiro, mas uma coisa é inegável: Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Réver e compania jogaram o futebol mais bonito do Brasil. Depois de quase duas décadas de fracassos seguidos, o Atlético voltou a ser uma equipe respeitada, destaque na mídia nacional.

Time e torcida jogaram com uma afinidade poucas vezes vista. Eu, que nasci em 1989, não tive a oportunidade de ver as seleções com Reinaldo, Cerezo, João Leite, Paulo Isidoro, Éder, Luisinho, entre outros craques jogarem. Mas tive um gostinho daquela época em 2012. Fica aqui o registro de cinco partidas que lembraram o Atlético da década de 80





5 - Grêmio 0 x 1 Atlético
Estádio Olímpico (RS), 1º de julho de 2012
Gremio x Atletico-MG
Foto: Flickr/ Grêmio Oficial - Lucas Uebel
O Atlético não jogou nada naquele jogo. O Grêmio estava melhor posicionado, com mais posse de bola, domínio total do jogo. Se eu fosse apostar num vencedor para aquela partida, infelizmente seria a equipe gaúcha. Pois é, mas a graça do futebol é que nem sempre a melhor equipe vence (o campeão brasileiro que o diga). E o jogo só está na lista por causa dessa pintura que foi o gol do Jô, após o lance de craque do Bernard. O gol mais bonito do Brasileirão! só a Neymídia não viu isso



4 - Atlético 1 x 0 Vasco da Gama
Estádio Independência (MG), 12 de agosto de 2012
Atlético x Vasco 12.08.2012
Foto: Flickr/ Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini
Atlético e Vasco disputavam a liderança do Brasileirão naquela rodada. Faltando poucas horas pra partida, a imprensa marrom-diarréia "brasileira" divulgava que Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Kalil teriam brigado. Os jornalecos que têm preguiça de apurar os fatos e divulgam boatos diziam que Ronaldinho estava fora da equipe, que estava em crise. O Atlético entrava em campo desacreditado. Ronaldinho Gaúcho foi um maestro e jogou com uma qualidade que não era vista há muitos anos! Um daqueles jogos que a gente conta pros netos que assistiu!




3 - Atlético 3 x 2 Cruzeiro
Estádio Independência (MG), 2 de dezembro de 2012
Atlético x Cruzeiro 02.12.2012
Foto: Flickr/Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini
Rodada final do Brasileirão. O Atlético precisando da vitória (e de um tropeço do Grêmio) pra garantir sua vaga na Libertadores, depois de 11 anos. Torcida única atleticana e um gosto de vingança que vinha desde o Brasileirão passado, quando o Alexandre Kalil vendeu o clássico pra salvar o Cruzeiro do rebaixamento. A vitória atleticana era obrigatória. Era obrigatória e foi sofrida. Com um pênalti perdido pelo Ronaldinho (até os gênios erram às vezes), o Cruzeiro saindo na frente e empatando nos últimos minutos, um Clássico com o nível de emoção que todo Clássico (em caixa alta) merece. Jogaço!




2 - Atlético 3 x 2 Fluminense
Estádio Independência (MG), 21 de outubro de 2012
Atlético x Fluminense 21.10.2012
Foto: Flickr/ Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini
O campeão brasileiro e o melhor time do campeonato se enfrentavam. Se o Fluminense vencesse, se distanciaria ainda mais do Atlético. Se o Galo ganhasse, veria ali uma chance de se aproximar do título. Com a torcida dando show de democracia nas arquibancadas, os dirigentes do futebol arrancando os cabelos do sovaco de desespero e o STJD nos lembrando dos áureos tempos da Ditadura Militar, Atlético e Fluminense disputavam o jogo mais emocionante do Brasileirão para muita gente. Jogo que viu um gol do Galo ser anulado de forma bizonha (antes, TODOS os gols iguais - inclusive do Fluminense - foram validados. Quando foi conveniente, se lembraram da regra). Jogo que viu o Fluminense, sair na frente e o Galo, com a raça e o futebol bonito característicos lutar até o final e conseguir a virada nos últimos minutos. Outro clássico que deveria ser gravado e exibido no Museu do Futebol!



1 - Figueirense 3 x 4 Atlético
Estádio Orlando Scapelli (SC), 14 de julho de 2012
Foto: Flickr/ Mafaldapress
Primeiro jogo do Galo que eu vi em 2012. Ainda puto com a prostituição do Kalil na última rodada do Brasileirão 2011, não tinha visto nem o Campeonato Mineiro, nem as outras rodadas do Brasileirão até então. Mas a saudade da Cariogalo falou mais alto e fui ver o Galo. Lá na Cariogalo, tenho uma fama não muito boa de pé frio. E quando o primeiro tempo terminou 3 a 1 para o Figueirense, a fama estava consolidada. Mas veio o segundo tempo e o Atlético mostrou por que é o Galo Forte Vingador. Foi uma virada tão espetacula que nem o atleticano mais otimista acreditaria.

Atlético 4 x 3 e pé frio é a mãe!




BÔNUS!!!
O Atlético jogou tão bem em 2012, mas tão bem, que só cinco partidas é uma grande injustiça. Enquanto preparava essa postagem, conversava com a @ThaisdeLimaR, que lembrou de outras partidas inesquecíveis do Galão da Massa. Me deem licença, porque agora, quem assume a postagem é a Thais.

Vai lá, garota!

Atlético 6 x 0 Figueirense
Estádio Independência (MG), 6 de outubro de 2012
Atlético x Figueirense 06.10.2012
Foto: Flickr/ Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini
Pelo resultado no primeiro turno, achei que mais uma vez, o adversário ia nos dar trabalho, mas eu não conseguia me sentir insegura, algo dizia que tudo ia ocorrer bem. Minutos antes de começar a partida, uma foto surgiu no face: a torcida atleticana já se mobilizava e tratava mais uma vez de motivar o time, uma foto em homenagem a Ronaldinho era erguida com balões. E assim como aqueles que subiram, o craque fez o favor de deixar o time lá no alto.

(Comentário do Lucas: Velho, o Ronaldinho marcou três gols e deu passe para outros dois. É muito bom ter o melhor jogador do mundo no seu time!)




Sport 1 x 4 Atlético
Ilha do Retiro (PE), 21 de julho de 2012
Campeonato Brasileiro - Sport x Atlético Mineiro - 21/07/2012
Foto: Flickr/ Clélio Tomaz Fotografia
Vi o jogo em família! Quando o Sport fez um gol, vimos o Galo jogar com calma, superioridade para virar a partida. Ouvi de um cruzeirense que estava presente, que o Ronaldinho é um gênio, voltou a jogar porque parecia gostar da torcida alvinegra. "Poxa vida, até ele está vendo isso!" (porque não é fácil ouvir do rival, que o ídolo do seu time é um mestre por causa da sua torcida!). Pronto! Mais uma prova do que os adversários teriam que enfrentar dali em diante.




Cruzeiro 2 x 2 Atlético
Estádio Independência (MG), 26 de agosto de 2012
Cruzeiro x Atlético 26.08.2012
Foto: Flickr/ Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini
Mais uma vez, Ronaldinho parecia sentir o que realmente é jogar com a camisa do Atlético, corrida de um menino, finalização de um mestre. Leonardo Silva mostrando que é melhor do que muito atacante por aí. Ah! E se não fosse a arbitragem, que enxerga onde não existe e que finge não vê quando acontece, nós teríamos ganho o jogo.




Atlético 3 x 2 Botafogo 
Estádio Independência (MG), 19 de agosto de 2012
Atlético x Botafogo 19.08.2012
Foto: Flickr/ Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini

Jogo disputadíssimo! A torcida pediu, o Cuca atendeu e Berola (que estava voltando) marcou o terceiro para os donos da casa!




Mas até a melhor das equipes tem seus tropeços. Com o Atlético não foi diferente. Aqui vai o relato que a Thais escreveu na noite em que o Atlético teve sua pior derrota no campeonato.

Internacional 3 x 0 Atlético
Estádio Beira Rio (RS), 10 de outubro de 2012
Atlético x Internacional 18.07.2012
Foto: Flickr/ Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini

O que aconteceu? A noite do dia 10/10/12 foi feita pra ser esquecida. Sim! O Galo perdeu. Perdeu como time fraco. Perdeu como quem estava desmotivado com tantas ações que do STJD e CBF. Acredita que até um pênalti foi desperdiçado? Perdeu pra um time que não tinha craques. Espera, craques? O Galo também estava desfalcado, não tinha Victor, que foi esquentar banco na seleção. Não tinha Réver que tomou 4 jogos de suspensão. Não tinha Ronaldinho que também foi suspenso. O time sofreu. A torcida sofreu. Cadê a raça do GALO? Cadê aquele 2° turno bonito? Aquele em que Galo lutava pra não cair, portanto, eram dados bicos e asas em campo. O que aconteceu com ele?



@OLucasConrado

Nenhum comentário: