domingo, 9 de junho de 2013

Cordilheira do Curral... Serra dos Andes?

Certa vez, virei para uma amiga minha e comentei que achava Belo Horizonte "parecida" com Santiago do Chile. Ela, belo-horizontina e que havia morado na capital chilena durante seis meses me perguntou por que e eu expliquei que era por causa das montanhas.

Belo Horizonte foi fundada em 1897, no pé da Serra do Curral. A serra foi eleita, em 1995, como um dos símbolos da cidade. Também pudera, de praticamente todos os pontos da capital, é possível ver o paredão rochoso que deu nome a Belo Horizonte.

Lagoa da Pampulha, Mineirão e Serra do Curral. Tem visão mais belo-horizontina? (Foto: Rafael Fontenele)

Onipresença semelhante é vista em Santiago do Chile. A cidade foi construída num vale, entre a Cordilheira da Costa e a famosíssima Cordilheira dos Andes. A visão clássica de Santiago é justamente de seus prédios emoldurados pelas montanhas, de preferência, cobertas de neve.

Construção do maior prédio da América Latina com a Cordilheira dos Andes ao fundo, em Santiago
(Foto: Lucas Cornrado)

Minha amiga não concordou muito comigo. Aliás, ela disse que eu forcei a barra um pouquinho. Tendo forçado ou não, fiquei com a ideia na cabeça. E se Belo Horizonte tivesse uma cordilheira no lugar da Serra do Curral? E, extrapolando mais um pouco, como seria Santiago do Chile com uma serra no lugar da Cordilheira dos Andes? Confira as fotos abaixo.

Imagina o que os turistas diriam na Copa do Mundo vendo essa cordilheira do Mineirão?
(Foto/Montagem: Lucas Conrado)


O motorista dirige pelo Anel Rodoviário e, ao olhar pela janela, encontra a Cordilheira do Curral
(Foto/Montagem: Lucas Conrado)

Aí que você sobe o Cerro Santa Lucia, em Santiago e, ao olhar para o horizonte, vê a Serra dos Andes!
(Foto/Montagem: Lucas Conrado)
Espero que tenham gostado! Depois vem mais fotos!

@OLucasConrado

Um comentário:

Bruna disse...

Eu acho que a Serra do Curral tem o seu charme, mas a Cordilheira... uff! É maravilhosa. Eu bem que queria olhar da janela da biblioteca agora e ver o Mineirão com esses pontos nevados ao fundo.

Ficam as suas montagens para ajudar um cadinho! rs

bjs