domingo, 20 de janeiro de 2013

Os cinco (ou melhor, nove) melhores jogos do Galo em 2012 (e o pior!)

Foto: Reprodução/
Internet
O Atlético pode não ter sido Campeão Brasileiro, mas uma coisa é inegável: Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Réver e compania jogaram o futebol mais bonito do Brasil. Depois de quase duas décadas de fracassos seguidos, o Atlético voltou a ser uma equipe respeitada, destaque na mídia nacional.

Time e torcida jogaram com uma afinidade poucas vezes vista. Eu, que nasci em 1989, não tive a oportunidade de ver as seleções com Reinaldo, Cerezo, João Leite, Paulo Isidoro, Éder, Luisinho, entre outros craques jogarem. Mas tive um gostinho daquela época em 2012. Fica aqui o registro de cinco partidas que lembraram o Atlético da década de 80




segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Filme: A viagem de Chihiro

Essa postagem está sendo escrita no auge da emoção. Acabei de assistir ao filme A viagem de Chihiro e ainda não voltei à realidade. As imagens do desenho, o clima, os personagens, eles ainda estão na minha cabeça! Arrisco a dizer que, depois dos filmes da Pixar, A viagem de Chihiro é a melhor animação que eu já vi.

Aliás, acho que A viagem de Chihiro é melhor que dois ou três filmes da Pixar.

OK, qual é a história? Chihiro é uma garotinha, que está viajando com os pais por uma estrada, que termina abruptamente, na boca de um túnel. Os pais de Chihiro decidem explorar o túnel e a garota, que está com medo de ficar sozinha na floresta, os acompanha. Eles vão parar num lugar esquisito, uma espécie de parque abandonado. O parque, na verdade, é uma grande casa de banho dos deuses. E, após ver os pais serem enfeitiçados e transformados em porcos, Chihiro se vê obrigada a trabalhar nessa casa de banhos, para salvá-los.

O resumo acima parece confuso? Bobo? É, simplifiquei tanto a história que ficou parecendo mesmo. Mas não é! Sério, A viagem de Chihiro é uma verdadeira obra de arte, uma poesia em forma de animação. Os cenários e personagens causam um grande estranhamento. Vi boa parte do filme com um incômodo, uma sensação de que a Chihiro não deveria estar ali e que há algo de muito errado no ar. Os deuses são, ao mesmo tempo, muito estranhos, mas muito bonitos. Aliás, as imagens da animação são lindas. A trilha sonora também é espetacular. Ela tem um tom estranhamente alegre, que causa uma estranheza maior no clima já estranho que você sente na animação.


E o que dizer do roteiro? Quando penso em animação, penso naquela coisinha simples de herói está na dele; accontece um problema; herói vai enfrentar o vilão pela primeira vez e o vilão escapa; herói se prepara melhor; confronto final; herói vence. Mais hollywoodiano e ocidental que isso, impossível. Mas, A viagem de Chihiro não é um filme ocidental. É um filme oriental da melhor qualidade. A narrativa é diferente do que estamos acostumados, mas é excelente. As metáforas também!

Sério, AMO a Pixar e Wall.E está entre as três melhores animações que já assisti. Mas existe uma única cena de A viagem de Chihiro que consegue passar a lição de moral que o Wall.E passa ao longo do filme inteiro. E com o mesmo impacto. Se eu tinha algum preconceito com anime, eu não tenho mais!

Se você ainda não viu A viagem de Chihiro, fica aqui a ultrarrecomendação para que veja. Se você viu, assista novamente! Esse filme é um Clássico com C maiúsculo. Um dos melhores filmes que eu já tive o prazer de ver!

@OLucasConrado