quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Guia rápido de identificação de aviões

Não sei quem sabe, mas comecei nessa semana o curso de comissário de bordo. Se as coisas derem (muito) certo, nos próximos anos, estarei voando por aí, realizando o sonho de trabalhar na aviação. Hoje, voltando pra casa, duas colegas do curso me perguntaram se eu sei quais aviões voam nas companhias aéreas brasileiras. Ao invés de enviar essa informação só pra elas, num email ou numa mensagem no Facebook, decidi montar uma postagem aqui no blog, pra ajudar também outras pessoas que estejam estudando pra entrar na aviação ou tenha apenas curiosidade mesmo.

Não sou o maior especialista em aviões. Vou aqui compartilhar um básico, baseado na minha experiência fotografando aeronaves e com algumas informações de fontes na internet. Não quero fazer um texto muito acadêmico. Vou tentar ser o mais exato possível nas informações, mas esse aqui é um guia pra leigos identificarem aviões. Logo, vou usar uma linguagem bem coloquial, como esse blog sempre foi!

De todo modo, comentários e correções são bem vindas!

Começando pelas principais companhias aéreas nacionais.

ATUALIZAÇÃO DE 7 DE JANEIRO DE 2016
Algumas das aeronaves daqui já não voam mais. Para não perder essas informações, vou destacar no modelo delas que não estão mais voando. Também acrescentei o Airbus A350 da TAM e o ATR 72 da Flyways, a nova companhia aérea brasileira.

Também é legal dar uma olhada nesse vídeo do blog Aviões e Músicas, no qual o Lito explica as diferenças entre os Boeing e Airbus.