quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

20, 30, 40 anos...

E, dez anos depois, cá estamos nós outra vez.
Em 2009, quando completei 20 anos, escrevi uma carta para mim mesmo com 10. E passei a última década me perguntando o que escreveria hoje, que estou completando 30. Foram 10 anos me perguntando o que eu falaria e hoje, não sei o que dizer. 

Vamos tentar...
"Não, Lucas de 20 anos. Não vou te dizer o que você queria ouvir em 2009. Você não vai estar casado com aquela menina que você amava em segredo. Na verdade, nem amor aquilo não era. Você estava prestes a descobrir o que era amor e definitivamente, não era o que você sentia por aquela menina. Vocês continuam amigos. Ela está casada hoje, em 2019. Você, não. Mas não faz mal... você não vai querer estar casado aos 30.

Aos 30, tanta coisa legal vai estar acontecendo... pra começar, você vai morar em Minas Gerais, finalmente. Não, não vai ser em Belo Horizonte, vai ser ali do lado, em Vespasiano. Você vai ter uma namorada legal. Mineira. Com o sotaque maneiríssimo das mulheres de Belo Horizonte. Ela vai te irritar bastante, mas insiste com ela, ela vale a pena. Sabe a faculdade de jornalismo que você está fazendo? Pois é, você não vai atuar na área. Não desista, vai até o fim, mas saiba que 25 anos não é tarde demais para mudar de carreira. Mude, sem medo! Você vai sofrer um pouco trabalhando em aeroporto, mas vai fazer grandes amigos. E vai sentir um puta tesão pelo trabalho no aeroporto. Mas nada comparado com a evolução que você vai passar ao se tornar comissário de bordo. Sim, comissário. Você não vai mais querer ser piloto. E será o cara mais feliz do mundo atendendo aos passageiros!

Você vai passar por muita coisa nesses 10 anos. Vai se apaixonar bastante. Vai quebrar muito a cara. Você vai ver certezas consolidadas desabando. Você vai falar muita merda. Sério, aos 30, você vai ver como as suas certezas aos 20 estão completamente erradas! E vai perceber como os privilégios que você tem facilitaram demais o seu caminho e que nem todos têm a sua sorte.

Lucas, escolha muito bem que brigas comprar e que causas defender. Pratique muito a empatia e abra os ouvidos para outras opiniões. Ouça mais, fale menos. Observe muito as pessoas ao seu redor. Não confie demais. Não se entregue demais aos sentimentos. Pense bem antes de tomar uma decisão, mas não deixe esses pensamentos te travarem. Acima de tudo, se tiver medo de fazer algo, faça com medo mesmo!

Como te falei, você vai morar em Minas. Você vai ser um comissário de bordo. É sério, você vai trabalhar na aviação, numa companhia aérea! E você só vai alcançar o que mais deseja quando aprender a lidar com o medo. Você vai precisar dar o salto de fé, vai precisar sair da zona de conforto. Às vezes, vai precisar jogar tudo pro alto para poder correr atrás dos grandes sonhos. Você vai passar anos se sentindo o Luke Skywalker preso em Tatooine, querendo viver as grandes aventuras. Mas, enquanto você não tiver coragem de largar tudo e correr atrás do que realmente quer, você não vai conseguir!

E, cara, a parte mais difícil é dar o impulso para fazer a mudança. Depois que você começa, as coisas mais ou menos se encaixam!

É isso.

Um grande abraço do cara que mais te ama no mundo! Que a Força esteja com você!

O que quero ouvir de mim mesmo aos 40?
Sei lá! Até lá eu descubro!

Nenhum comentário: