domingo, 21 de junho de 2009

18 Livros

Lá na faculdade, na aula de Teoria de Comunicação II, há semanas que a professora vem comentando sobre uma lista que ela está fazendo com os amigos com os livros que a pessoa deve ler em sua vida. Sinceramente, nunca fui muito de seguir essas listas. Mas essa história de livros para ler me despertou a curiosidade e me fez fazer uma lista de 18 livros que quero ler.
Antes de eu enumerá-los, deixe-me só explicar alguns critérios que usei: Esses são livros que quero ler. Então tem de todos os tipos, romances, infanto-juvenis, teóricos, clássicos ou não. A ordem que eles estão é totalmente aleatória, não é porque o livro está mais acima que quero mais lê-lo. Tem livros que quero ler, mas não coloquei na lista porque fazem parte de séries, exemplo O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ah, e ainda nessa linha, não coloquei na lista nenhum livro do meu autor favorito, Júlio Verne. Isso porque quero ler todos os livros dele, e ainda faltam mais de 60 (só aqui em casa tenho uns 4 ou 5 que ainda não li).
Vamos à lista então:

1 - Grande Sertão, Veredas - Guimarães Rosa
2 - Dom Quixote - Miguel de Cervantes
3 - Moby Dick - Herman Melville
4 - A Máquina do Tempo - H.G. Wells
5 - O Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
6 - A Ilíada - Homero
7 - Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
8 - A Revolução dos Bichos - George Orwell
9 - Macunaíma- Mario de Andrade
10 - O Príncipe - Nicolau Maquiavel
11 - Robinson Crusoe - Daniel Defoe
12 - A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson
13 - O Sítio do Pica-Pau Amarelo* - Monteiro Lobato
14 - O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
15 - 1984 - George Orwell
16 - O Pequeno Príncipe - Antonie de Saint-Exupèry
17 - Dom Casmurro - Machado de Assis
18 - O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain

*O Sítio do Pica-Pau Amarelo entra na mesma categoria dos livros do Roberto Drummond. Tenho vontade de ler algum deles, mas não sei qual.

Ah, gente, é isso. Antes que eu me esqueça, no último dia 19, o Meus Pensamentos completou 2 anos! Tá, ele anda mais parado do que eu gostaria, mas continua aí na ativa.

Lucas C. Silva

terça-feira, 16 de junho de 2009

Quando fui o mais feliz do mundo.

Eu estava deitado no seu abraço, ouvindo seu coração bater.
Sentindo seus braços suaves e seu carinho gostoso.
O mundo podia estar acabando lá fora, que eu não me importaria.
Porque naquele momento, todos os meus desesperos e desenganos haviam desaparecido.
Não havia dor, não havia cansaço, não havia dúvida.
Aquilo era tudo o que eu sempre quis.
Eu deitado ali, no seu abraço.
Sentindo no meu peito o mais inocente e puro amor.
Sentindo seu corpo quentinho espantando o frio de Belo Horizonte.
Sentindo seus abraços espantando minha tristeza.
Precisava de mais alguma coisa para aquele momento ser perfeito?
Talvez uma musiquinha gostosa de ouvir no rádio.
Até isso teve, quando a rádio tocou Pato Fu.
E você, com sua linda voz acompanhou.
Tempo, tempo, tempo mano velho, não passe.
Tempo, tempo, tempo mano velho, pare naquele momento.
Tempo, tempo, tempo mano velho, me deixe ali, para sempre deitado no abraço dela.
Ai, tempo que não me ouve.
E que tira de mim as melhores coisas da vida.
Como tirou a linda menina, seus abraços, seu coração e seus beijos.
E agora estou aqui sozinho, com um vazio no peito.
E só me restaram lembranças
De quando eu estava deitado no seu abraço, ouvindo seu coração bater.
Sentindo seus braços suaves e seu carinho gostoso.

Lucas C. Silva

terça-feira, 2 de junho de 2009

O Conselheiro

Li sei lá onde que Conrado em Teutônico significa conselheiro. Não sei se é verdade, muito menos se o nome (no meu caso sobrenome) influencia na pessoa. Mas, ultimamente, tenho feito jus ao sobrenome. É impressionante como sou cada vez mais requisitado para conversar sobre... amores não correspondidos.
Muitas das pessoas que me procuram pra desabafarem leem meu blog. Por isso, digo para elas que isso não é uma reclamação, é mais um comentário, uma constatação surpresa que tive nos últimos tempos. Tenho ouvido - e lido - histórias de amor para todos os gostos. As paixões pelos rapazes que nunca viram na vida, os namorados que as trocam por video-game, as melhores amigas amadas, as namoradas que moram longe e o clássico - e mais comum - amor não correspondido. Se eu postasse aqui todas as histórias de amor que ouvi nos últimos tempos, teria postagens para o resto do ano. Mas seria uma p... falta de ética minha.
Mas não posso reclamar. Até porque, sei que já enchi o saco de muita gente por aí com minhas Fernandas e Letícias. Mas, o que é mais engraçado, é que sou procurado como se eu fosse um exemplo de vida amorosa, cheio de casos resolvidos (mesmo que pra uma boa vida amorosa apenas um caso resolvido serve, né?), namoros estáveis e, principalmente, exemplos a serem seguidos!
E, nessas conversas, sempre chega aquele momento do "Te entendo, mas não sei o que dizer." Porque, realmente, é complicadíssimo dar pitaco na vida (amorosa) de outra pessoa, mesmo ela te pedindo uma opinião. Porque, imagina o seguinte, dou uma opinião que faz o cara tentar se aproximar de uma menina, afastando assim outra que gosta de verdade dele. Ele acaba perdendo um amor, meio que por minha causa. Isso sem contar com situações mais complicadas...
Mais uma vez, não estou reclamando por ser procurado. Acho até legal, meio que dá uma sensação de que as pessoas confiam em você. Mas, sei lá. Tem horas que eu tô com o coração destroçado, a auto-estima lá em baixo, e acabo não querendo demonstrar isso pra pessoa. Não é sempre que acontece isso, até porque, muitos dos que me procuram são amigos próximos e acabamos fazendo uma terapia de grupo. Mas tem aquelas pessoas com quem não tenho muita intimidade, fico sem jeito de demonstrar como me sinto e com receio de acabar falando merda...

Sinceramente, nem sei porque tô escrevendo sobre isso...

Lucas C. Silva