quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Adeus Ano Velho...

2008, que ano esse!
Parece que foi ontem que eu estava em Copacabana vendo a queima de fogos ainda esperando ansiosamente o centenário do Atlético Mineiro.
Não vou falar que esse ano voou porque, apesar de eu estar com essa sensação agora, ainda estão na minha cabeça vários momentos em que eu desejei que as horas voassem. E também houve aqueles momentos em que eu quis que o tempo parasse, mas as horas passaram-se como minutos, os minutos como segundos e os segundos como piscar de olhos. E quando eu percebi, aqueles momentos maravilhosos haviam passado e eu estava voltando para casa sozinho, apenas com maravilhosas memórias.
Não quero escrever uma retrospectiva. Além de cansativo de se escrever e de se ler, quero guardar no coração meus melhores momentos de 2008. E não foram poucos. Muita coisa inesquecível aconteceu nos últimos 365 dias. Para começar, me tornei universitário. O que não é pouca coisa. Visitei lugares que nunca imaginei que existissem, conheci alguns dos meus maiores ídolos. Mas as pessoas mais importantes que conheci em 2008 não foram jogadores de futebol ou jornalistas. Foram anônimos que, inconscientemente, mudaram minha vida e minha visão do mundo. E agradeço a essas pessoas do fundo do coração por tudo de bom que aconteceu esse ano, principalmente a uma pessoa em especial que melhorou - e muito - meu 2008!
Agora é torcer para que 2009 seja melhor que 2008 e pior que 2010!
Valeu, gurizada! Feliz ano novo!

Lucas C. Silva

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Conta uma antiga lenda chinesa que...

... numa aldeia no norte da China, vivia um ancião cuja única posse era um cavalo. Um dia, esse cavalo saiu pelo pasto e acabou se perdendo no território de uma vila inimiga, sem ter como seu dono recuperá-lo. Seus vizinhos, chateados, foram ao ancião para consolá-lo e, para sua surpresa, ele apenas respondeu:
- Isso pode ser uma bênção.
Meses depois, o cavalo retornou acompanhado de uma égua. A vizinhança então apressou-se para parabenizá-lo. Então o ancião respondeu, para o espanto de todos:
- Isso pode virar um infortúnio.
O casal de eqüinos se reproduziu, fazendo do ancião o dono de um importante haras. Numa tarde, porém, o filho do ancião caiu de um cavalo e quebrou uma perna. Os amigos vieram lhe consolar e ele disse:
- Talvez isso seja uma bênção!
Meses depois, sua tribo entrou em guerra com a vizinha e todos os homens saudáveis foram chamados para o combate. A maioria acabou morta, mas o ancião e seu filho sobreviveram à carnificina.

As vezes, algo que dá errado pode ser bom, do mesmo jeito que algo que dá certo pode ser ruim.
Pense nisso.

Lucas C. Silva

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sugestão do Meus Pensamentos

Wall-E (Wall-E - EUA - 2008)

Por anos, assistindo a Star Wars, me perguntei se algum dia o cinema veria algum robô tão simpático quanto o R2D2. Em 2008, a Disney e a Pixar apresentaram ao mundo o maior concorrente direto de R2 ao cargo de Mr. simpatia cibernética, Wall-E.

No filme, que está saindo em DVD agora em dezembro, o planeta Terra está desabitado. A humanidade sujou o mundo de tal forma que teve que fugir em espaçonaves, deixando para trás um planeta estéril e uma legião de robôs para limpá-lo.
700 anos após os humanos terem ido embora, o único robô sobrevivente é o Wall-E. O problema é que, como não tem com quem interagir, além de uma barata de estimação, ele acabou sofre uma imensa solidão. As coisas mudam quando um foguete chega do espaço com uma robozinha.

Os críticos elegeram Wall-E como o melhor filme do ano e ele já é um grande favorito a receber pelo menos um Oscar. E com razão. Há muito tempo não se via uma produção tão bem feita, com uma história tão cativante e um personagem tão simpático. Não sei vocês, mas para mim ele é a cara do ET, do Spielberg.

O detalhe que achei mais interessante no filme é o modo que as pessoas do futuro são mostradas. Exatamente do jeito que sempre imaginei. Em um mundo cada vez mais automático, onde dependemos cada vez mais das máquinas, é muito provável que sigamos os passos dos habitantes da Axioma, a "Arca de Noé" onde a população mundial se refugiou.

Wall-E, é uma mistura de ficção científica com filme de amor, temperado com uma animação de primeira qualidade. Algumas cenas são tão reais que parece que não foram feitas por computação gráfica (reparem na torradeira de onde Wall-E tira uma fita, logo no comecinho do filme). Pra quem procura um belo filme, Wall-E é um prato cheio.

Ah, e antes que eu me esqueça, qualquer semelhança entre a fala de Wall-E e R2D2 não é mera coincidência. Ambas as falas foram criadas por Ben Burtt, que também criou todos os sons de Star Wars.

Aqui vai o trailer em português de Wall-E


Ah é, hoje o Indy deve chegar! Esse vai ser o nome do meu dashchund!

Lucas C. Silva

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Indy, Nemo, Josh...

Tá vendo esse simpático cachorrim aí em cima? Bunitim, né? Pois é, ele é o mais novo membro da família. Quero que você conheça o... pois é, ele não tem nome ainda...
O problema nem é a falta de nomes e sim o contrário, o excesso deles! Meu irmão já decidiu, o nome do cachorro vai ser Josh. Se não me engano, ele tirou esse nome de um dos instrumentistas do Paramore... Sei é que detestei esse nome e até há alguns minutos atrás, eu queria que ele se chamasse Indy. Agora, estou em dúvida entre Indy e Nemo...
Pra começar, de onde tirei os nomes. Indy é o nome do cachorro de um dos personagens mais famosos do cinema, o Henry Jones Junior. Henry quem? Acontece que esse é o verdadeiro nome do arqueólogo mais famoso, amado e copiado do cinema, Indiana Jones. Como é dito na cena final de A Última Cruzada (droga, estraguei o final), o Dr. Jones, quando guri, tinha um cachorro chamado Indiana (nome do cão de George Lucas quando criou os filmes do Indy e que inspirou o Chewbacca). Daí que o personagem tirou seu nome. E achei Indy um nome legal para o cachorrinho...
Mas ontem cismei com o nome Indy... Não sei porque, mas tinha algo nesse nome que não estava me agradando. Na verdade, eu queria dar ao cachorrim um nome do Star Wars, mas não pensava em nenhum bom... o melhor que pensei foi Anakin, mas esse vai ser o nome do meu Labrador ou Golden Retriever. Foi então que pensei nas obras de Júlio Verne e um nome me veio à cabeça automaticamente: NEMO!
O problema é que desde que a Disney lançou Procurando Nemo, todos pensam que esse é o nome do peixinho, o que não é verdade. Nemo é o capitão do Nautilus, o submarino da história. Sempre gostei desse nome, achei que ficaria legal pro totó.
Seja como for, tenho até pelo menos dia 8 pra decidir que nome vou colocar. Estou aberto a sugestões nos comentários.

Lucas C. Silva

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

E não é que é verdade?

Não podia estar mais claro: só aquela pessoa entre as 6 bilhões do planeta pode fazer você se sentir como está sentindo. E é muita coisa. Você está mais feliz do que uma criança numa piscina de algodão doce, as preocupações sumiram... Na verdade, o resto do mundo evaporou. Ela é tudo o que importa. Se ela está longe, você sente dor. Dor para valer, como se tivesse apanhado. Mas, se ela chega perto, vira o maior analgésico do mundo. Parabéns, você está apaixonado. Caiu na maior peça que a natureza já pregou.