Não sei quem sabe, mas comecei nessa semana o curso de comissário de bordo. Se as coisas derem (muito) certo, nos próximos anos, estarei voando por aí, realizando o sonho de trabalhar na aviação. Hoje, voltando pra casa, duas colegas do curso me perguntaram se eu sei quais aviões voam nas companhias aéreas brasileiras. Ao invés de enviar essa informação só pra elas, num email ou numa mensagem no Facebook, decidi montar uma postagem aqui no blog, pra ajudar também outras pessoas que estejam estudando pra entrar na aviação ou tenha apenas curiosidade mesmo.
Não sou o maior especialista em aviões. Vou aqui compartilhar um básico, baseado na minha experiência fotografando aeronaves e com algumas informações de fontes na internet. Não quero fazer um texto muito acadêmico. Vou tentar ser o mais exato possível nas informações, mas esse aqui é um guia pra leigos identificarem aviões. Logo, vou usar uma linguagem bem coloquial, como esse blog sempre foi!
De todo modo, comentários e correções são bem vindas!
De todo modo, comentários e correções são bem vindas!
Começando pelas principais companhias aéreas nacionais.
ATUALIZAÇÃO DE 7 DE JANEIRO DE 2016
Algumas das aeronaves daqui já não voam mais. Para não perder essas informações, vou destacar no modelo delas que não estão mais voando. Também acrescentei o Airbus A350 da TAM e o ATR 72 da Flyways, a nova companhia aérea brasileira.
Também é legal dar uma olhada nesse vídeo do blog Aviões e Músicas, no qual o Lito explica as diferenças entre os Boeing e Airbus.
ATUALIZAÇÃO DE 7 DE JANEIRO DE 2016
Algumas das aeronaves daqui já não voam mais. Para não perder essas informações, vou destacar no modelo delas que não estão mais voando. Também acrescentei o Airbus A350 da TAM e o ATR 72 da Flyways, a nova companhia aérea brasileira.
Também é legal dar uma olhada nesse vídeo do blog Aviões e Músicas, no qual o Lito explica as diferenças entre os Boeing e Airbus.
Avianca Brasil
Ela já foi a Ocean Air, mas foi incorporada pela Avianca, adotando aqui no Brasil o mesmo nome. Opera em muito menos cidades que as concorrentes, mas tem um serviço de bordo bem legal, além de entretenimento a bordo bem completo, com TV, videogame, música e tal. Voa com diversos modelos de Airbus, além dos Fokker, que estão sendo aposentados.
Airbus A318
(Foto: Lucas Conrado) |
Airbus A319
(Foto: Lucas Conrado) |
Airbus A320
A320 com os sharklets e com as pontas de asas tradicionais (Foto: Lucas Conrado) |
É comum confundir o A319 e A320 com o Boeing 737. Mas tem algumas diferenças. A parte da frente dos Airbus é mais arredondada. E a cauda dele tem uma leve curva e sobe "direto". Já a cauda do 737 tem uma "entortadinha", como vocês verão mais abaixo.
Fokker 100 (MK 28) - ESSE MODELO NÃO VOA MAIS
(Foto: Lucas Conrado) |
Azul
A Azul surgiu como uma companhia aérea regional, logo, utilizava apenas aviões com autonomia menor, tipo o Embraer 190, Embraer 195 e os ATR 42 e 72. Atualmente, estão voando para os Estados Unidos, então compraram um avião maior, o Airbus A330. Nos próximos anos, vão comprar diversos Airbus A320 (você vai ver mais abaixo, na Avianca e TAM) e A350 (esse, pouquíssimas empresas aéreas têm).
Airbus A330
(Foto: Lucas Conrado) |
ATR 42 - ESSE MODELO NÃO VOA MAIS
(Foto: Gabriel de Almeida Araújo) |
ATR-72
(Foto: Lucas Conrado) |
Embraer 175 - ESSE MODELO NÃO VOA MAIS
(Foto: Maurício Alves/GYN Online) |
Embraer 190/195
(Foto: Lucas Conrado) |
Flyways
A mais nova companhia aérea brasileira aposta na aviação regional, tão popular nas décadas passadas, mas que ficou em segundo plano na década de 2000. Utilizando ATR-72, a companhia liga o aeroporto da Pampulha (Belo Horizonte) ao Galeão e diversas cidades do interior de Minas Gerais. Pelo que li, a Flyways deve expandir suas rotas para o interior do Rio de Janeiro, além de Brasília e Bahia.
ATR 72
(Foto: Lucas Conrado) |
Gol
Das empresas aéreas brasileiras, que transportam passageiros, a Gol é a única a utilizar os Boeing 737. E esse é o único modelo que ela usa atualmente. Então, não tem erro, viu um avião da Gol, viu um Boeing 737. A Gol opera o 737 em duas variantes, o 700 e o 800.
Como falei lá em cima, repare a cauda do 737. Ela começa a subir num ângulo menor e, no meio, quebra para o ângulo que vai até o final. Na ponta das asas, pode ter ou não os winglets.
Boeing 737-700
737-700 sem os Winglets (Foto: Lucas Conrado) |
Boeing 737-800
737-800 da Gol, com as pinturas antiga e nova (Fotos: Lucas Conrado) |
Passaredo
Empresa regional brasileira, opera apenas um modelo de avião, o ATR-72. A base dela é em Ribeirão Preto, mas opera em diversos aeroportos de todo o Brasil.
ATR-72
(Foto: Lucas Conrado) |
TAM
A TAM opera com a maior variedade de aeronaves no Brasil, usando os Airbus A319, A320, A321, A330 (este último está sendo vendido para a Turkish) e o moderníssimo A350, além dos Boeing 767 e 777. Recentemente, se fundiu com a chilena LAN e, nos próximos anos, vai deixar de existir com as cores e o nome atual.
Airbus A319
(Foto: Lucas Conrado) |
Airbus A320
(Foto: Lucas Conrado) |
Airbus A321
A321 com sharklets (Foto: Lucas Conrado) |
Airbus A330
(Foto: Lucas Conrado) |
Airbus A350
(Foto: Lucas Conrado) |
Boeing 767
(Foto: Lucas Conrado) |
Boeing 777
(Foto: Stormer43) |
@OLucasConrado
5 comentários:
Os meus olhos vão primeiro sempre para os para-brisas para diferenciar o B737 do A320, cujos vidros laterais são bem diferentes.
E para identificar sem erros o B767 olho para o cone de cauda por causa daquela queda da fuselagem para baixo no sentido da traseira na raiz da deriva.
Muito bom! Obrigado.
Excelente!!!
Excelente!
Uma correção: o 737-800 da GOL leva 177 passageiros e não 179.
Ótimo texto!
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