quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Fernanda

Fernanda, vem do teutônico Fradenandus, união de Frad (Inteligente, Protetor) com Nand (Ousado, Corajoso). É muito popular na Espanha, usado várias vezes pelas famílias reais Aragão e Castela e há algum tempo faz sucesso no Brasil.
Gosto muito desse nome. Não sei direito porque, mas acho "Fernanda" lindo (não tem erro de concordância, nem digitação, aqui não, antes que algum espírito de porco venha encher o saco!). Tão lindo que é assim que batizei minha amada bicicleta (vejam na foto como a Nandinha é linda!), além das personagens de pelo menos 2 contos meus: Histórias de Cordeirinho e A Saga de Jonas. Muita gente me pergunta por que gosto desse nome, já imaginando que é por causa de alguma Fernanda que eu possa ter conhecido. Com sinceridade, digo que não é por isso. Se fosse para eu gostar de um nome por causa de alguma menina que eu tivesse me apaixonado, seria... é... bem... não, esse não... tem a... É não gosto de nenhum nome por causa de alguma paixão minha.
De qualquer jeito, se caso vocês me virem (daqui a pelo menos 10 anos) passeando com minha filha e me ouvirem a chamando de Fernanda, ou encontrarem esse nome em algum conto meu, não se surpreendam. A não ser que case com uma ou que minha esposa realmente não queira, esse será o nome da minha guria...
Ah, e por falar nisso, alguém já viu uma Fernanda velha? Parem pra pensar, a gente vê uma pá de meninas com esse nome e várias mulheres também. Mas, pelo menos eu, nunca vi uma idosa chamada assim. Aí alguém aí diz "Tem a Fernanda Montenegro!" mas o verdadeiro nome dela é Arlete Pinheiro Monteiro... Eu reparei isso (o lance das Fernandas idosas, não da Montenegro) numa propaganda de celular, num desses natais passados, que era um jogo de amigo secreto (ou amigo oculto, se preferirem. Por falar nisso, essa história da adedOnha que deu uma polêmica...) de uma família que a matriarca, já de idade, dizia "Meu presente vai pra Fernanda!" Aí vinha um cara, provavelmente seu filho e dizia "A Fernanda é a senhora!" e todos riam... Tá, mas onde eu queria chegar mesmo? Ah, é, foi depois dessa propaganda que eu percebi que não existem muitas Fernandas velhas...
Se vocês conhecerem, comentem aqui. Se não conhecerem, comentem também! Estou escrevendo isso pra avisar que se aparecerem outras Fernandas nas minhas histórias, não se surpreendam e não me venham com essa história que é por causa de alguma garota em especial. Ah, e se minha futura esposa tiver lendo isso, já fica avisado que quero colocar esse nome na nossa guria e que não precisa sentir ciúmes não, tá legal?

ps1. No conto que eu linkei 2 vezes acima, chamado Adedanha, muita gente veio dizer que ou chamava a brincadeira de Stop (OOOOEEEEEEESTOP!) ou de AdedOnha. Vou ser sincero, nunca ouvi adedonha e acho a pronuncia um tanto estranha. Em São Paulo, onde cresci, a brincadeira se chama Stop e em Minas, onde nasci, se chama Adedanha. Como a história se passa na cidade fictícia de São José do Cordeirinho, coloquei o nome da brincadeira que dão no estado, ou pelo menos na região que nasci.

ps2. Outros nomes de menina que gosto são Letícia e Mariana. Pra meninos, acho legal Gustavo e Mateus (sem H mesmo).

ps3. Quanto ao nome da bicicleta, não sou louco e tenho uma explicação plausível pra isso: Na Segunda Guerra Mundial, os pilotos costumavam dar nomes de mulheres para seus aviões. Infelizmente, não tenho um avião. No meu aniversário ganhei uma bicicleta, daí pra batizá-la, foi um pulo! E tem mais gente cujas bicicletas têm nomes.

Lucas C. Silva

9 comentários:

Johnny M. disse...

Fernanda é um bom nome pra bicicleta..rs.. Acho que todos têm nomes que gostam mais. O Manuel Carlos, autor da novela, tem suas Helenas. Seus doutores Moretti. Eu gosto de Valéria e Nicole. Mas não para bicicletas.

Patricia disse...

Uns 17..

Arthurius Maximus disse...

Quanto a bicicleta, esse costume de dar nome as armas e máquinas vem de muito mais tempo atrás. Nos idos de 1700 e qualquer coisa, homens já chamavam seus mosquetes e facas com nomens de mulher. Acho que isso vem desde que o mundo é mundo (rs). e é o maior barato.

Patricia disse...

dasdas

é foda

Danilo Moreira disse...

Engraçado q tem nomes q meio q determinam a personalidade da pessoa. Todo Rafael e Rafaela q eu conheço é pentelha, todo Carlos que eu conheço tem genio forte, agora as Fernandas são todas um doce de pessoa.

Vai entender...rs

Flw!!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Delírio nº6 - A Humanidade
----------------------------------

Nanda Belém disse...

Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

eu ameiiiiii esse post!!! Não tinha reparado nele não! Que bom que você foi no meu orkut e mandou eu ler... amei mesmo!!!!!

Realmente... adoro o meu nome... acho q é sonoro... mas vc jah reparou numa coisa... não existe nenhuma música para esse nome! :(

Tem carolina, daniele, janaina... e tantos outros... mas Fernanda... não!

Muito legal esse post, viu?!

beijos e sucesso!

KellyPottervicius disse...

Minha bike jah veio com o nome de July...da loja ,porque esse era o modelo dela. Eu apena acrescentei o sobrenome "Griffindor" (porque será neh lucas?!)

de menina eu gosto muito do meu nome...
Kelly
que tem uns significados,e todos eles de origem nórtica.

de Lais!


mas quando tiver minha NEO CVT..
vou chamar ela de Rei Ayanami...minha personagem favorita em neo genesis evangelion

uma forte apesar de parecer fragil...e cheia de pequenos segredos

KellyPottervicius disse...

sobre os personagens do desenho neo genesi evangelion!!

visitem...

http://br.geocities.com/maniadeanimes/loc/personagens_evangelion.htm

Fernanda disse...

Amo meu nome e como acredito em signos acho que o meu signo completa o meu nome. gostei do seu texto !