sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Maurício Lissovsky, Quidi Vidi Lake e bolinho canadense

Em suas andanças pelo Canadá, o professor Maurício Lissovsky chegou ao Lago Quidi Vidi. Mas de onde veio esse nome? (Silverchemist/Wikimedia Commons)

No fim de agosto, o professor Maurício Lissovsky, que deu aula de roteiro na UFRJ, faleceu. Sempre que eu lembro do Maurício, eu me lembro de duas coisas. A primeira é o dia que o atendi no check in da firma, lá no Galeão. A segunda (que na verdade é a primeira, mas aqui fica como segunda pra encaixar melhor no texto), é uma história que ele sempre contava sobre uma viagem que ele fez pelo Canadá. Mais especificamente, para um bairro lá no fim do Canadá, chamado Quidi Vidi.

Quidi Vidi faz parte da cidade de St John's, conhecida em português como São João da Terra Nova. A cidade é a capital da província de Newfoundland and Labrador, lá no extremo nordeste das Américas, numa região que fica próxima da Groelândia. Inclusive, foi por ali que o Titanic afundou. Enfim, voltando ao assunto.

O Lissovsky contava que, durante sua viagem pelo Canadá, ele fez uma parada ali em St John's. Apesar de ser a capital de uma província e de ter 108 mil habitantes, St John's é uma cidade meio isolada do restante do Canadá, o que faz ela ter algumas características próprias. Inclusive na Culinária.

Um bolinho exclusivo do Canadá?

Os locais, sabendo que ali tinha um brasileiro, quiseram mostrar essa cultura para ele. E falaram de um prato único na culinária canadense, talvez mundial. Era um bolinho frito feito de batatas e peixe salgado desfiado. Sim, estamos falando do bolinho de bacalhau. Ele pode ser comum aqui no Brasil, em Portugal e talvez nas outras ex-colônias portuguesas, mas na América do Norte, não é muita gente que conhece a iguaria. Pelo jeito, os canadenses que visitavam St John's não conheciam. Carioca, Lissovsky já estava acostumado com o bolinho, mas comeu. Afinal, bolinho de bacalhau.

Bolinho de bacalhau (tak.wing/Wikimedia Commons)

Vale destacar que os portugueses sempre tiveram uma presença muito grande no Canadá. Inclusive, o navegador português João Fernandes Lavrador foi o primeiro navegador europeu a chegar na costa canadense. Inclusive, ele chegou justamente na região de Labrador. Sim, é daí que vem o nome da província onde fica St John's (e provavelmente do cachorro, vou pesquisar depois). Ele e outros navegadores portugueses foram os primeiros a mapearem toda essa região nordeste do Canadá, incluindo a Nova Escócia, Labrador and Newfoundland e afins.

A imigração portuguesa pro Canadá ainda se intensificou durante a década de 1950, com muitos portugueses, especialmente da Madeira e dos Açores, fugindo da ditadura do Salazar. Eles se estabeleceram no centro de grandes cidades como Toronto e Montreal e formam uma colônia bem forte até hoje. Inclusive, estrelas canadenses da música, como Nelly Furtado e Shawn Mendes têm ascendência portuguesa.

(Aliás, apesar de não ser canadense, preciso falar dele. Tom Hanks também tem ascendência portuguesa)

Enfim. Mas a influência portuguesa no Canadá aparentemente vai além da Nelly Furtado, do Shawn Mendes e do bolinho de bacalhau. De barriga cheia, Lissovsky foi passear pela região com os guias canadenses, e eles o levaram para um lago que tinha por ali. Ninguém sabia pronunciar direito o nome daquele lago. Algumas pessoas falavam Kiddy Viddy, outras Kwidy Vidy... O Lissovsky tentava entender o nome do lago e nada. E, independentemente da pronúncia, não parecia em nada com inglês ou francês. Ele acreditava que o nome do lago vinha de algum termo nativo local, sei lá.

Caindo a ficha

Passaram os tempos, o Lissovsky voltou ao Brasil, vivia a vida dele, aí se lembrou do lago. E foi pesquisar de onde vinha o nome. Procurando informações de St John's, ele finalmente viu como se escrevia o nome do lago: Quidi Vidi. E aí a ficha caiu e tudo se encaixou. Ali foi uma região explorada pelos portugueses. Os portugueses influenciaram a culinára local, com o bolinho de bacalhau. O lago dividia a vila em duas. Aquele era o lago que divide, Quidi Vidi.

Lembrei dessa história com a notícia do falecimento do Lissovsky. E fui pesquisar se a história é real. Aparentemente, ninguém sabe ao certo a origem do nome do Lago Quidi Vidi, mas uma das teorias mais aceitas é justamente essa, que o nome veio do português "Lago Que Divide". De toda forma, é uma história bem legal e uma ótima lembrança do professor.

Vai em paz, Maurício Lissovsky (foto: Rádio UFPA)

@OLucasConrado

Nenhum comentário: