sábado, 27 de novembro de 2021

Por Onde Andei - a MINHA interpretação

É engraçado, no ensino médio, eu odiava Literatura, por ser muito ruim em interpretação de texto. Mas, com a gente mais velho, a gente acaba pegando o gosto por algumas coisas e uma das que eu gosto é justamente tentar interpretar textos. Talvez por eu sempre ter gostado de escrever textos com alguma camada a mais de profundidade (ou tentado fazer isso), passei a tentar entender as letras de músicas. E vou falar aqui de uma música de procura de amor, mas do ponto de vista do amor procurado.
Escuto Por Onde Andei, do Nando Reis, desde meus 15, 16 anos. Passei a ouvir mais por conta de ela estar na trilha sonora de um dos meus filmes favoritos, Meu Tio Matou um Cara. Sempre ouvi a música, mas fui começar a pensar na letra dela só recentemente. E, por mais que o Nando Reis já tenha até feito um vídeo explicando a letra, vou tomar a liberdade de compartilhar com vocês como eu interpreto a letra. Vem comigo.




Por Onde Andei, pra mim, é uma música de amor, porém de um ponto de vista um pouco diferente do que estamos acostumados. Geralmente, as músicas são cantadas do ponto de vista de quem está procurando o amor. Por Onde Andei, pelo menos do jeito que gosto de pensar, é do ponto de vista da pessoa procurada.

Desculpe, estou um pouco atrasado
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei errado e eu entendo

Olha se não faz sentido o que eu pensei? O eu-lírico está aqui se desculpando por demorar tanto para entrar na vida de quem o procurava. E ele ainda tem a esperança de dar tempo de corrigir isso.

As suas queixas tão justificáveis
E a falta que eu fiz nessa semana
Coisas que pareceriam óbvias
Até pra uma criança

As queixas de quem o esperava (talvez queixas de solidão) são tão óbvias que até uma criança entenderia o que a pessoa estava passando.

Por onde andei
Enquanto você me procurava?
Será que eu sei
Que você é mesmo
Tudo aquilo que me faltava?

Aqui a interpretação vai para dois caminhos diferentes. Um segue para o lado que eu já ia encaminhando. Onde o eu-lírico esteve enquanto a outra pessoa o procurava. Ele já sabe da falta que faz na vida da outra pessoa?

Por outro lado, existe uma interpretação que essa música é, na verdade, sobre alguém que vacilou e perdeu o amor da vida dele. E, ao invés da outra pessoa estar procurando por um amor ainda desconhecido, ela, na verdade, estaria procurando pelo amor dela, que ela já conhece, mas o eu-lírico é alguém ausente.

Mas, voltando para minha interpretação. Por Onde Andei dialoga bastante com uma música escrita e interpretada por um dos grandes parceiros do Nando Reis: Acima do Sol, escrita por Samuel Rosa, do Skank. De novo, pra mim, Por Onde Andei é do ponto de vista de alguém que tá demorando para entrar na vida de alguém. Acima do Sol chama atenção de alguém que não está correspondendo a uma garota muito legal que gosta da pessoa:




Assim ela já vai
Achar o cara que lhe queira
Como você não quis fazer
Sim, eu sei que ela só vai
Achar alguém pra vida inteira
Como você não quis

Tão fácil perceber
Que a sorte escolheu você
E você, cego, nem nota...

Eu nem vou gastar meu teclado aqui analisando a letra. É muito direta, como todo bom puxão de orelha. E não se encaixa direitinho com o cara lá da música do Nando Reis que está demorando para ser encontrado pela pessoa amada?

PS. Acima do Sol é do MTV Ao Vivo em Ouro Preto, gravado pelo Skank em 2001. Por Onde Andei é também de um MTV Ao Vivo, mas do Nando Reis, de 2004. Obviamente, uma música não é resposta a outra, mas acho legal pensar que elas se encaixam.

Nenhum comentário: